29/04/2022 às 23h21min - Atualizada em 30/04/2022 às 00h00min

Equipe do Globo Repórter fala sobre o desafio de gravar no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG): ‘Ficamos perdidos à noite’

Profissionais contam como foram os dias em uma das principais áreas para conservação da natureza no âmbito mundial. ‘Para onde você olha tem uma paisagem diferente, um animal que você nunca imaginou que veria’, diz repórter.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/04/29/equipe-do-globo-reporter-fala-sobre-o-desafio-de-gravar-no-parque-nacional-da-serra-da-canastra-mg-ficamos-perdidos-a-noite.ghtml

Profissionais contam como foram os dias em uma das principais áreas para conservação da natureza no âmbito mundial. ‘Para onde você olha tem uma paisagem diferente, um animal que você nunca imaginou que veria’, diz repórter. Equipe do Globo Repórter fala sobre o desafio de gravar no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG): ‘Ficamos perdidos à noite’
O Globo Repórter de sexta-feira (29) explorou as belezas e revelou os segredos da Serra da Canastra, onde o parque nacional, criado em 1972, completa 50 anos neste mês de abril.
A equipe do programa contou como foi a pesquisa, a produção e os desafios que enfrentaram para gravar na região. Um paraíso protegido, inserido no bioma Cerrado, de importância mundial.

Equipe do Globo Repórter na Serra da Canastra durante as gravações do programa
Globo Repórter
“A produção começou pelas palavras de Saint-Hilaire, um botânico francês do século 19 que descreveu a Serra da Canastra. Foram sete dias em que nos enfronhamos na serra para entender tudo o que ele viu, entender se aquilo tudo era verdade. E é muito mais do que isso”, explica Carine Tavares, coordenadora de projetos especiais.
Carine Tavares, coordenadora de projetos especiais
Globo Repórter
Registros do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire
Globo Repórter
“Para onde você olha tem uma paisagem diferente, um animal que você nunca imaginou que veria. Esse lugar é incrível. Você tem que perceber os detalhes, vai aprendendo que não é só uma paisagem, tem toda uma vida, tem uma engrenagem no lugar que encanta. A gente chega e tem um paredão gigante. Você não consegue parar de olhar, é muito lindo”, afirma a repórter Liliana Junger sobre o parque.
A repórter Liliana Junger
Globo Repórter
Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)
Globo Repórter
“Estou muito orgulhosa de mostrar que o Cerrado não é feio, que o Cerrado não é seco, não são só árvores retorcidas, mato seco, que é o que a gente aprende na escola. Estou orgulhosa de mostrar que tem muita beleza, tem os animais, tem flores lindas, tem a água que vai permeando quilômetros do chapadão”, completa Carine.
Quaresmeira no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)
Globo Repórter
“O que mais me marcou foi chegar na cachoeira Casca D’anta e ver o show das andorinhas. Larguei minha câmera gravando, parei e só admirei o espetáculo. Foi bem bonito”, conta o repórter cinematográfico Saulo Vieira.
Repórter cinematográfico Saulo Vieira
Globo Repórter
Casca D'anta, com quase 200 metros de queda livre, é a maior cachoeira do Rio São Francisco
Globo Repórter
“A gente encontrou e acompanhou o trabalho de um professor e cientista que está dando segmento a algo que começou no século 19, quando Saint-Hilaire passou por aqui, anotando no diário dele. Hoje em dia a gente tem o professor Sávio registrando em vídeo tudo o que a natureza ensina, que a vida ensina. Levar isso para a televisão tem uma dose de emoção muito grande”, ressalta Paulo Sampaio, diretor do programa.
Paulo Sampaio, diretor do programa
Globo Repórter
“Eu acho que esse diálogo com os animais, no trabalho de campo, é necessário muito respeito. É necessário manter um distanciamento para que nós não causemos distúrbios, estresse, algum tipo de perturbação à fauna”, diz o biólogo e pesquisador Sávio Freire Bruno.
Globo Repórter mostra imagens inéditas captadas pelo biólogo Sávio Freire Bruno
Reprodução/Globo Repórter
Veado-campeiro é uma das espécies ameaçadas de extinção que vivem na Serra da Canastra
Reprodução/Globo Repórter
Há duas décadas, biólogo registra animais raros e ameaçados no Parque Nacional da Serra da Canastra
Globo Repórter
“São animais que estão em risco de extinção e que alguns deles só existem e sobreviveram aqui”, reforça Liliana.
Estradas de terra na região da Serra da Canastra
Globo Repórter
“O desafio maior foi a dificuldade de chegar aos locais. Nós ficamos perdidos à noite. É o que a estrada de terra leva, elas são todas iguais e se você não prestar muita atenção e não tiver um sentido de localidade você pode ficar perdido. A poeira esconde muita coisa, às vezes está cheio de buraco”, lembra o técnico de áudio Jackson Lobo.
Técnico de áudio Jackson Lobo
Globo Repórter
“Foram dias intensos, de muito trabalho”, diz a repórter.
“Eu passaria por tudo de novo para levar para a casa das pessoas um pouquinho do que a gente viveu aqui. Um Globo Repórter muito especial”, afirma o diretor do programa.
Cachoeira no Parque Nacional da Serra da Canastra
Globo Repórter
Veja a íntegra do Globo Repórter sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra.

Fonte: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/04/29/equipe-do-globo-reporter-fala-sobre-o-desafio-de-gravar-no-parque-nacional-da-serra-da-canastra-mg-ficamos-perdidos-a-noite.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.