03/05/2022 às 23h15min - Atualizada em 04/05/2022 às 00h00min

Estudantes apontam racismo em repúblicas de Ouro Preto após ‘blackface’ viralizar na internet

Moradoras de república afirmam que participantes de festa tentaram representar personagens de desenho animado.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/05/03/estudantes-apontam-racismo-em-republicas-de-ouro-preto-apos-blackface-viralizar-na-internet.ghtml

Moradoras de república afirmam que participantes de festa tentaram representar personagens de desenho animado. Estudantes com 'blackface' posam para foto durante festa em república de Ouro Preto
Reprodução/Redes Sociais
No que depender da mobilização pelas redes sociais, não é só na história das ladeiras da cidade histórica de Ouro Preto que ficam as marcas do racismo e da luta de classes a partir da cor da pele. O contexto é mais contemporâneo do que se imagina. Pelo menos é o que apontam estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) nesta terça-feira (3).

Imagens de estudantes viralizaram na internet e evidenciam a prática de “blackface” por parte de moradoras de repúblicas da cidade. Pelo menos três estudantes pintaram o rosto e partes do corpo com tinta preta. O caso ocorreu durante a tradicional festa “Miss Bixo”.
O que é 'blackface' e por que é considerado tão ofensivo?
Escola publica foto de professora com ‘blackface’ e apaga post após repercussão negativa em MG
Participantes cobriram rosto e partes do corpo com tinta marrom
Reprodução/Redes Sociais
As jovens estavam na república “Cravo e Canela”. Segundo as moradoras do local, a festa é temática e, neste ano, a referência foi o desenho animado “Corrida Maluca”. Ainda de acordo com as moradoras, as participantes tentaram representar os personagens “Mutley” e os “Irmãos Rocha”.
“Três pessoas foram pintadas de marrom para representar a pelagem dos personagens não-humanos em questão”, afirmaram em nota (veja a íntegra abaixo).
O Diretório Central do Estudantes (DCE-UFOP) também se manifestou por meio das redes sociais.
“Racista, doloroso, ofensivo(sic) é essa prática de pintar o rosto de preto ou marrom para representar pessoas negras. O ‘blackface’ ridiculariza as pessoas negras para o entretenimento dos brancos, reforçando estereótipos. O ‘blackface’ tem raízes no racismo e isso é inaceitável!”, publicou.
O g1 Minas procurou a Polícia Civil e aguarda retorno sobre eventuais denúncias referentes ao caso.
A reportagem também procurou a UFOP, mas não havia retorno até a última atualização do texto.
O que dizem as moradoras da república “Cravo e Canela”
Ontem postamos em nosso perfil fotos do final de semana do Miss Bixo, evento tradicional de Ouro Preto que os estudantes fazem uma apresentação referente a algum desenho, personagens ou tema.
Os estudantes tem a tradição de se fantasiar e se pintar para a apresentação da equipe.
Nossa tema escolhido foi Corrida Maluca, e para representar os personagem Mutley (cachorro) e os Irmãos Rocha, 3 pessoas foram pintadas de marrom para representar a pelagem dos personagens não-humanos em questão.
Pedimos desculpas aos que se sentiram ofendidos pela forma como representamos esses personagens. Em nossa república repudiamos qualquer ato de racismo, e estamos abertas para esclarecer e debater sobre essa questão, mas esclarecemos que não fizemos Blackface para representar pessoas pretas. As fantasias pretendiam representar os personagens fictícios.
Entraremos em contato com o DCE @dceufop pessoalmente para falar sobre a situação, e pedimos desculpa sobre o ocorrido
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/05/03/estudantes-apontam-racismo-em-republicas-de-ouro-preto-apos-blackface-viralizar-na-internet.ghtml

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.