10/05/2022 às 14h46min - Atualizada em 10/05/2022 às 14h46min

Força-tarefa do Governo de Goiás para reduzir infestação do 'Aedes aegypti' chega a Piracanjuba

Operação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em parceria com a prefeitura local, terá visitas domiciliares, sobrevoo de drones e recolhimento de lixo.

Ações são realizadas desde o início de abril e já contemplaram os municípios de Valparaíso e Luziânia, no Entorno do Distrito Federal

O Governo de Goiás realiza mais uma força-tarefa com o propósito de diminuir os níveis de infestação do Aedes aegypti no Estado. O lançamento da operação será realizado nesta terça-feira (10/05), às 14h, no Auditório Paulo França, na Câmara de Vereadores, em Piracanjuba, na região Sul do Estado. As ações são realizadas desde o início de abril e já contemplaram os municípios de Valparaíso de Goiás e Luziânia, no Entorno do Distrito Federal.

O coordenador estadual de Dengue, Chikungunya e Zica da SES-GO, Murilo do Carmo, destaca que a força-tarefa é uma das estratégias mais efetivas para a prevenção. “Além de atuar de forma incisiva para a eliminação dos criadouros do mosquito, a ação procura conscientizar a população para a importância de fazer a limpeza rotineira de suas residências, retirando qualquer objeto ou utensílio que acumule água parada”, explica o coordenador. 

A ação prossegue até a próxima quinta-feira (12/05). As visitas domiciliares e orientações aos moradores serão feitas por agentes de endemias e comunitários do município e por profissionais da Regional de Saúde Centro-Sul. Os representantes da SES-GO vão coordenar toda a ação. Já o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás vai monitorar o sobrevoo de drones para identificação dos criatórios do mosquito em locais de difícil acesso, atuar na logística das ações a serem desenvolvidas pelos agentes e fazer vistorias nos órgãos públicos. 

Dengue e chikungunuya
No ano passado, do início de janeiro até 30 de abril, foram confirmados 22.329 casos de dengue em Goiás. Neste ano, no mesmo período, a SES-GO confirmou 66.753 casos da doença, o que corresponde a um aumento de 301,39%. As notificações também revelam que, neste ano, até o momento, ocorreram 25 mortes decorrentes de dengue. Outros 124 óbitos estão em investigação. 

Neste ano, os registros da SES-GO revelam que houve avanço de 155% no número de casos de chikungunya no Estado, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2021, nas 18 primeiras semanas epidemiológicas, foram confirmados 548 casos da doença. Até o momento, foram registrados 1.824 casos em 52 municípios. Não foi registrado nenhum óbito relacionado à doença. 

Embora tenha menos possibilidade de levar o paciente à morte, a chikungunya é considerada uma doença grave, tem um período mais prolongado de tratamento e de manifestação dos sintomas. A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, ressalta que a chikungunya faz com que as pessoas fiquem mais tempo doentes, o que causa pressão nos serviços e no sistema de saúde como um todo.

A zika, por sua vez, teve o auge em 2016, com a posterior redução da circulação viral e consequente diminuição no número de casos. Neste ano, foram identificadas duas gestantes com exames positivos, possibilitando o retorno de casos no Estado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.