10/05/2022 às 14h54min - Atualizada em 10/05/2022 às 14h54min

Hugol realiza cirurgia cardiológica inédita

Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade do Governo de Goiás, realizou pela primeira vez, procedimento cardiológico híbrido de alta complexidade

A cirurgia durou cerca de oito horas e foi realizada no paciente Deusdete de Jesus, de 37 anos, que sofreu um aneurisma ocasionado por uma lesão na parede interna da artéria aorta.

Diversas equipes do hospital foram mobilizadas e após estudo minucioso do caso, os médicos optaram pelo tratamento híbrido, ou seja, cirurgia aberta/convencional associada à implante de endoprótese.

Murilo Camargo, gerente médico da Cardiologia do Hugol, relata quais foram os principais desafios: “Podemos comparar um procedimento desta magnitude à uma orquestra, tudo tem que estar alinhado e em sintonia antes de começar, garantindo assim o sucesso da intervenção e a segurança do paciente.

 revascularização dos vasos que promovem sangue para a porção superior do corpo, deve ser realizada em tempo hábil e com cuidado para que não haja dano neurológico e permita que a prótese que foi instalada seja liberada e assim seja reestabelecido o fluxo sanguíneo natural do paciente”.

O paciente encontra-se em bom estado de saúde e recebeu alta hospitalar no dia 06 de maio. “O sentimento é apenas de gratidão, não há palavras para descrever o que estou sentindo, foi um longo período de internação até a realização do procedimento, mas em todo tempo me mantive confiante.

Eu tinha certeza que a equipe do Hugol faria um bom trabalho e cuidaria de mim, como tem feito desde o dia que dei entrada no hospital”. 

O serviço de cardiologia do Hugol é composto pela cardiologia clínica, cardiologia intervencionista adulto e pediátrico e cirurgia cardíaca adulta e pediátrica com UTIs de suporte para a especialidade.

De julho de 2015 a março de 2022, foram realizados 7.116 atendimentos cardiológicos na emergência, e o serviço de hemodinâmica já empreendeu 10.738 procedimentos, entre abril de 2018 e março de 2022.

As cirurgias cardíacas foram iniciadas em janeiro de 2020, totalizando até março deste ano, 793 cirurgias.

No total, foram 18.647 atendimentos desde a inauguração do hospital na especialidade de cardiologia.

O procedimento cardiológico híbrido foi realizado em caráter de exceção, em parceria com o Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), devido à necessidade e urgência da condição clínica do paciente. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.