13/05/2022 às 15h23min - Atualizada em 13/05/2022 às 15h23min

Prefeitura inaugura Complexo Viário Jamel Cecílio, primeira de três grandes obras projetadas para entrega em maio

Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (13/05), com a participação do governador Ronaldo Caiado, prefeito entrega obra que compreende três níveis

Viaduto da Avenida Jamel Cecílio, rotatória da Alameda Leopoldo de Bulhões e trincheira da Marginal Botafogo. “Além de dar fluidez ao trânsito e ligar as regiões Norte e Sul, o complexo valoriza os imóveis residenciais e comércios de bairros próximos”, afirma

O prefeito Rogério Cruz inaugurou, na manhã desta sexta-feira (13/05), o Complexo Viário Luiz José Costa, conhecido como Complexo Viário Jamel Cecílio, em evento acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado. A estrutura leva o nome do cantor sertanejo Leandro, que fazia dupla com Leonardo, e faleceu em decorrência de um câncer, em 1998. A obra é a primeira de grande complexidade com entrega prevista para o mês de maio. 

O complexo recebeu investimentos de R$ 32,5 milhões e, por ele, passarão mais de 200 mil veículos por dia. O projeto é dividido em três níveis: o viaduto na Avenida Deputado Jamel Cecílio, liberado para o tráfego de veículos em dezembro de 2020, a rotatória no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões e a trincheira da Marginal Botafogo.

Rogério Cruz destacou que a obra vai transformar para melhor o trânsito em Goiânia, em especial nas regiões Sul e Leste. “A capital cresce em ritmo exponencial, o que exige o acompanhamento da mobilidade, por isso, a importância desse projeto, que trará fluidez ao trânsito”, disse. 

Cruz lembrou que a entrega do complexo faz parte do seu plano de governo, no qual consta a continuidade das obras iniciadas na gestão passada, além de novos grandes projetos. “Trata-se do respeito ao cidadão goianiense, e faz jus ao legado que herdamos”, pontuou. Salientou que, além de interligar com eficiência importantes regiões da cidade, o Complexo Viário Jamel Cecílio “valorizará os imóveis residenciais e comércios dos bairros próximos”. 

Rogério Cruz elencou as entregas previstas para este mês, os viadutos Lauro Belchior e da Perimetral Norte, além de esclarecer sobre o andamento do Terminal Isidória. “A parte estrutural está pronta e a tecnológica encontra-se em vias de finalização para entrega ao usuário”, disse. 

O governador Ronaldo Caiado celebrou a parceria entre os poderes municipal e estadual em mais uma grande obra de mobilidade. “Tudo que diz respeito a essa área deve ser feito em parceria, a exemplo do que iniciamos no transporte público, com o Bilhete Único e Passe Livre do Trabalhador”. Segundo Caiado, “é um trabalho conjunto, cujo foco é o usuário”. 

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Everton Schmaltz, a importância do complexo vai além da fluidez de trânsito, uma vez que se trata de uma obra-eixo. “O projeto não apenas liga duas regiões, mas fornece resultados viários aos dois eixos principais da capital, isto é, Norte-Sul e Leste-Oeste”. Schmaltz ressaltou que os benefícios então se estendem tanto aos bairros vizinhos quanto aos mais distantes.

Além da mobilidade, as obras do complexo trouxeram benefícios ao meio ambiente. O Córrego Botafogo foi despoluído, uma vez que houve a implantação do sistema coletor de esgoto. Também foram plantados 2,3 mil metros quadrados de grama e mudas de espécies nativas.

Orientações de trânsito 
As obras do Complexo Viário Jamel Cecílio começaram em setembro de 2019 e, mediante a entrega, darão fluidez ao trânsito que segue em direção à BR-153, GO-020 e condomínios residenciais do Jardim Goiás. Por se tratar de uma via rápida, o tráfego da Marginal seguirá sem interferência semafórica da Avenida Goiás, no Setor Crimeia Oeste, até a Avenida 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, e vice-versa. 

O motorista que desce pela Alameda Leopoldo de Bulhões poderá acessar o Jardim Goiás pela direita, o Setor Sul pela esquerda, a Marginal Botafogo pelos dois lados, ou voltar para a Alameda, caso queira fazer o retorno. 

No nível intermediário, há 1,1 mil metros quadrados de calçadas acessíveis para que pedestres e pessoas com deficiência locomovam-se com segurança. O complexo é todo sinalizado, com placas de trânsito e faixas de pedestre.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.