17/05/2022 às 15h10min - Atualizada em 17/05/2022 às 15h10min

Gracinha Caiado comanda Dia D de Combate à Dengue em Senador Canedo

Ação faz parte de força-tarefa do Governo de Goiás que tem percorrido vários municípios desde o início de abril.

Visitas domiciliares e orientações aos moradores serão intensificadas

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, comandou na manhã desta terça-feira (17/05) o Dia D de Combate à Dengue em Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia. Prioridade para o governador Ronaldo Caiado, as ações de combate à dengue serão intensificadas a partir de hoje no município. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO), em parceria com a prefeitura, o Governo de Goiás vai aumentar o número de visitas domiciliares feitas por agentes de endemias e utilizar drones para o monitoramento de locais de difícil acesso por terra.

Segundo o Boletim da Dengue da SES-GO, o município registrou 4.155 casos da doença neste ano. “O governador sempre diz que as coisas só funcionam para um gestor quando trabalhamos com parcerias. E aqui temos isso muito claro: o governo do Estado e o governo municipal junto com os bombeiros, os agentes de saúde, os agentes de endemias e a educação. Isso é muito importante”, afirmou a primeira-dama Gracinha Caiado, que representou o governador no lançamento do Dia D. 

A força-tarefa para combater o mosquito teve início em abril e já passou por Valparaíso de Goiás, Luziânia, Goiânia e Piracanjuba. “O governador me convocou para dar suporte aos prefeitos, que já estão fazendo um bom trabalho. Mas precisamos de celeridade, pois tratamos de vidas”, disse o vice-governador, Lincoln Tejota. “Esse mosquito que se segure, porque com esses homens e mulheres e o fortalecimento das ações de governo, tenho convicção que mudaremos esse quadro”, assegurou.

O Jardim das Oliveira foi escolhido estrategicamente para a campanha por ter registrado o maior número de casos de dengue em Senador Canedo. “Nós, do Corpo de Bombeiros, ficamos muito felizes de fazer parte deste time, com integração das secretarias e pastas, em prol do povo”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Washington Luiz Vaz Júnior. Além do sobrevoo com drones, a corporação fará vistorias em prédios públicos.

O secretário estadual de saúde, Sandro Rodrigues, destacou que o trabalho será possível graças à colaboração das equipes que vão de casa em casa orientar os moradores: “Vocês não sabem o quanto vocês são necessários para fundamentais para o Sistema Único de Saúde, que faz 34 anos hoje. E cada vez mais precisamos reforçar isso para a população”, observou.

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, convocou a população a eliminar criadouros do mosquito: “Nós já recolhemos desde o início da nossa gestão até hoje mais de 300 mil toneladas de entulho em Senador Canedo, mais de 100 mil toneladas de lixo doméstico. A Prefeitura tem feito muito a sua parte”, informou. “A população começa a se sensibilizar e nos ajudar, porque essa luta não se vence sozinho”. 

Histórico
No ano passado, nas 18 primeiras semanas epidemiológicas (do início de janeiro até 7 de maio), a SES confirmou 24.376 casos de dengue em Goiás. Neste ano, no mesmo período, o número saltou para 73.652 registros da doença, o que corresponde a um aumento de 300,09%. Também houve avanço de 181% no número de casos de chikungunya no Estado neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, duas gestantes tiveram exames positivos para zika.

Também estiveram presentes no Dia D de Combate à Dengue em Senador Canedo o deputado federal Delegado Waldir; a primeira-dama Simone Assis; o coordenador de Defesa Civil do Estado de Goiás, Pablo Lamaro Frazão; a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim e lideranças locais. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.