25/05/2022 às 18h06min - Atualizada em 25/05/2022 às 18h06min

Grupo de Teatro GTI celebra 13 anos com programação que reúne espetáculos, oficinas, debates e lançamento de livro

No ano em que comemora 13 anos de estrada, o grupo GTI de Teatro oferece ao público, em uma semana, uma intensa agenda que reúne seus principais trabalhos e compartilha aprendizados acumulados ao longo destes anos.

Entre os dias 30 de maio e 4 de junho o grupo vai transmitir, em seu canal no YouTube, o musical “A lenda das três palmeiras”, o espetáculo para crianças “Histórias para Sonhar Acordado”, além dos espetáculos “Balanço” e “Olga”. As exibições serão seguidas de debates com diretores,  artistas e convidados.

 

A programação virtual ainda oferece oficinas de teatro para professores, de jogos para atores e não atores e lançamento do site do GTI. As atividades do projeto serão encerradas com um evento presencial em julho: o lançamento do livro “O que mantém o teatro vivo”, de Bruno Peixoto e Robson Corrêa de Camargo. Toda a programação é gratuita. Esse projeto contou com o apoio da lei Aldir Blanc.

 

“Trata-se de uma programação em que vamos compartilhar sobre nossos processos, projetos e espetáculos que estão em cartaz ao longo destes 13 anos. Isso será feito por meio de debates, de trocas e de exibições por meio das quais vamos oferecer ao público a oportunidade de conhecer o nosso trabalho de perto e aprender com nossa história e processos”, comenta o diretor Bruno Peixoto.

 

Espetáculos

 

No dia 30/5, às 15h, será transmitido no canal do YouTube o Musical “A lenda das três palmeiras”, criado em Macapá/AP, com atores e músicos daquele estado e também artistas goianos. O trabalho foi desenvolvido quando Bruno Peixoto foi professor da Universidade Federal do Amapá e conta sobre a formação do povo amapaense através da mitologia das três palmeiras: bacaba, açaí e buriti. A transmissão será antecedida por debate com Genário Dunas (AP), técnico de cultura do SESC/Amapá, Cleiton Echerte (CBTIJRJ) e mediação de Bruno Peixoto. 

 

No dia seguinte (31/5), às 15 horas, haverá apresentação do espetáculo para crianças “Histórias para Sonhar Acordado”, uma versão goiana dos Irmãos Grimm. Será antecedida pelo debate sobre literatura infantil com participação do elenco, José Manoel Sobrinho (PE) e Álvaro Fernandes (PB), com mediação da Dra. Andréia Oliveira (MS), pesquisadora em literatura infantil.

Às 20 horas desse dia haverá exibição do espetáculo “Balanço”, um solo que está há 14 anos em cartaz nos palcos do Brasil e do mundo. A apresentação também será antecedida por debate com os convidados Diana Ringel (França), Ricardo Leal Velasco (México), Angelica Nieto Cruz (Colômbia), com o diretor Edson de Oliveira, o dramaturgo Danilo Alencar, além do ator Bruno Peixoto, que completou, no ano passado, 30 anos de carreira nas artes da cena. O debate terá a mediação de Júlio Vann. 

 

No dia 1º de junho, às 19 horas, haverá apresentação do espetáculo “Olga”, um solo de Miguel Jorge interpretado por Valéria Oliveira. O espetáculo tematiza a opressão das mulheres e conta a história da transformação de uma mulher de lagarta para borboleta. Valéria Oliveira fará comentários sobre o processo de criação do espetáculo diretamente de Londres e terá a mediação de Roosevelt Saavedra (Goiás) que está fazendo uma pesquisa de mestrado sobre o espetáculo de Miguel Jorge. O debate também contará com a participação dos diretores do espetáculo Edson de Oliveira e Bruno Peixoto. 

 

 

Oficinas, site e lançamento de livro

 

Nos dias 4 e 5 de junho, das 19h às 21h, o ator Bruno Peixoto oferecerá a oficina “teatro educação - a parceria que deu certo” para professores, arte-educadores e atores.

Nos dias 2 e 3 de junho, das 14h30 às 16h30, o diretor Edson de Oliveira é quem oferece a oficina de jogos para atores e não atores, voltado para interessados na arte da atuação, especialmente crianças. No dia 1º de julho, encerrando a programação, os atores Bruno Peixoto e Robson Corrêa de Camargo farão, presencialmente, o lançamento do livro “O que mantém o teatro vivo”.

O evento contará com a participação das professoras Dra. Adriana Fernandes (UFPB), Me. Alan Lourenço (UFG) e Dr. Luiz Davi (UEA), que vão discutir a experiência da pesquisa sobre preparação de elenco.

O lançamento terá a mediação do professor Dr. Robson Corrêa de Camargo (UFG). Nesse mesmo dia, haverá o lançamento do Site do Teatro GTI, que contará com
flipboard com a história do grupo, por meio de uma live com os artistas do Teatro GTI.

Na ocasião, os artistas de Goiás e Amapá vão compartilhar sobre o histórico do grupo. A programação começa às 19 horas na livraria Palavrear, entrada gratuita.

 

 

Serviço: Semana celebra 13 anos do GTI

 

Canal no YouTube do GTI - https://bit.ly/3wW4dM5

 

30 de maio

15h - Musical “A lenda das três palmeiras”. Debate com Genário Dunas (AP), Dra. Taís Ferreira (RS), equipe de Macapá e mediação de Bruno Peixoto.

 

31 de maio

15h - Espetáculo para crianças “Histórias para Sonhar Acordado - Irmãos Grimm”. Debate sobre literatura infantil com participação do elenco, José Manoel Sobrinho (PE) e Álvaro Fernandes (PB), com mediação da Dra. Andréia Oliveira (MS). 

20h - Espetáculo “Balanço”. Debate com os convidados Diana Ringel (França), Ricardo Leal Velasco - (México), Angelica Nieto Cruz (Colômbia), com o diretor Edson de Oliveira, o dramaturgo Danilo Alencar e o ator Bruno Peixoto; mediação de Júlio Vann. 

 

1o de junho

19h - Apresentação do espetáculo “Olga”. Debate com a atriz Valéria Oliveira, Roosevelt Saavedra e dos diretores do espetáculo Edson de Oliveira e Bruno Peixoto. 

 

2 e 3 de junho

14h30 às 16h30 - Oficina de jogos para atores e não atores, com Edson de Oliveira. 

 

4 e 5 de junho

19h às 21h - Oficina “teatro educação - a parceria que deu certo” para professores, arte-educadores e atores, com Bruno Peixoto.

 

1º de julho

Livraria Palavrear, Setor Universitário 

19h - Lançamento do Site do Teatro GTI, do Flipboard e do livro “O que mantém o teatro vivo”, de Bruno Peixoto e Robson Corrêa de Camargo 


Entrada gratuita

Com a participação das professoras Dra. Adriana Fernandes (UFPB), Me. Alan Lourenço (UFG) e Dr. Luiz Davi (UEA)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.