25/05/2022 às 23h33min - Atualizada em 26/05/2022 às 00h01min

Chacina de Unaí: 2º dia de julgamento do ex-prefeito Antério Mânica é suspenso

Nesta quarta, cinco testemunhas de defesa foram ouvidas. Sessão será retomada nesta quinta-feira (26).

G1 Brasil
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/05/25/chacina-unai-2o-dia-de-julgamento-do-ex-prefeito-anterio-manica-e-suspenso.ghtml

Nesta quarta, cinco testemunhas de defesa foram ouvidas. Sessão será retomada nesta quinta-feira (26). Julgamento de Antério Mânica teve início nessa terça-feira
TV Globo / Reprodução
O julgamento do ex-prefeito de Unaí, Antério Mânica, acusado de ser um dos mandantes da chacina de Unaí, foi suspenso pelo 2º dia na noite desta quarta-feira (25).

O júri ocorre no prédio da Justiça Federal, em Belo Horizonte. Ao todo, cinco testemunhas de defesa foram ouvidas. A sexta foi dispensada.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), debates finais, com réplicas e tréplicas, estão previstos para esta quinta-feira (26), a partir das 9h. Posteriormente, os jurados sairão para decidir o resultado.
Chacina de Unaí: novo julgamento do ex-prefeito Antério Mânica começa nesta terça-feira
Chacina de Unaí: após mais de 10 horas, julgamento do ex-prefeito Antério Mânica é suspenso
Chacina de Unaí: julgamento do ex-prefeito Antério Mânica é retomado nesta quarta-feira
Erinaldo Silva, condenado como um dos executores dos assassinatos, foi o primeiro a falar nesta quarta, como testemunha de acusação. O homem, que está em prisão domiciliar, disse que recebeu dinheiro para matar um dos fiscais que estava aplicando muitas multas e quem mais estivesse com ele.
Segundo Erinaldo, os contratantes diziam que o crime tinha sido encomendado por fazendeiros. A ordem era roubar os pertences das vítimas para que os homicídios parecessem latrocínios.
O crime ocorreu em janeiro de 2004, quando três fiscais do trabalho, que investigavam denúncias de trabalho escravo na região, e o motorista que os acompanhava foram assassinados em uma emboscada.
Antério Mânica chegou a ser condenado a 100 anos de prisão, em novembro de 2015, pelo Tribunal do Júri da Justiça Federal de Minas Gerais. Ele foi considerado culpado do crime de quádruplo homicídio, triplamente qualificado por motivo torpe, mediante paga e sem possibilidade de defesa das vítimas.
No entanto, três anos depois, em novembro de 2018, ao analisar recurso interposto pela defesa do réu, a Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região anulou a condenação e determinou a realização de novo julgamento. Por 2 votos a 1, os desembargadores acataram o argumento de que as provas do processo contra ele são "insuficientes".
Ex-prefeito é condenado a 100 anos por mando da Chacina de Unaí
Chacina de Unaí: TRF anula pena de ex-prefeito Antério Mânica; recurso do irmão é analisado
Protesto do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho em frente à Justiça Federal nesta terça-feira (24)
Ernane Fiuza/ TV Globo
Relembre
Em 28 de janeiro de 2004, os auditores fiscais do Ministério do Trabalho Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, e o motorista Aílton Pereira de Oliveira foram assassinados em uma emboscada na região rural de Unaí.
O trio investigava denúncias de trabalho escravo na região. O episódio ficou conhecido como chacina de Unaí.
Os irmãos Antério e Norberto Mânica são acusados pelo Ministério Público Federal de serem os mandantes do crime. Norberto foi condenado a 100 anos de prisão em 2015.
Os intermediários, segundo a acusação, eram os empresários Hugo Alves Pimenta e José Alberto de Castro. Os dois confessaram o crime e foram condenados.
Chacina de Unaí: Norberto Mânica confessa ser mandante, diz defesa; Antério terá novo julgamento
Os matadores foram condenados em 2013. Eles já estavam presos preventivamente. Rogério Alan pegou 94 anos; Erinaldo Silva, 76; e William Gomes, 56.
Inicialmente, o processo tinha nove acusados, mas Francisco Elder Pinheiro, apontado como responsável por ter contratado os matadores, morreu. Humberto Ribeiro dos Santos, segundo a defesa, teve o crime prescrito e não foi a júri.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/05/25/chacina-unai-2o-dia-de-julgamento-do-ex-prefeito-anterio-manica-e-suspenso.ghtml

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.