16/08/2015 às 20h48min - Atualizada em 17/08/2015 às 07h26min

Um resgate aos primórdios da América ancestral

Exposição Mistérios das Américas
passeio das aguas

passeio das aguas

O Passeio das Águas Shopping realiza, a exposição internacional “Mistérios das Américas”. Com mais de 100 réplicas de monumentos e peças criadas por algumas das mais misteriosas civilizações do mundo, a mostra apresenta a fascinante cultura dos grandes povos americanos, suas histórias, superstições e seus legados.

Até dia 13 de setembro, a exposição traz para Goiânia a riqueza da mítica sociedade formada a partir do ano 3000 a.C., permitindo que o público conheça mais sobre a herança deixada pelos povos ancestrais. A mostra, com visitação gratuita, promete surpreender os visitantes com o tamanho e qualidade de suas peças. Algumas delas, como as Ruínas de San Agustín, a Estela de Quiriguá e o Calendário Maia, foram retratadas em seus tamanhos originais, o que significa que chegam a até 4,5 metros de altura.

Completam a exposição as réplicas de monumentos como os Moais da Ilha de Páscoa, a Pirâmide de Chichén Itzá, reproduções de objetos de ouro e cerâmica da Colômbia, além de um guerreiro indígena. Cada peça terá ao seu lado um painel com as informações.

“Os clientes do Passeio das Águas Shopping poderão desfrutar de uma experiência única. Além de todo o rigor estético utilizado para recriar cada um dos monumentos, a mostra é capaz de despertar a curiosidade de jovens, crianças e adultos devido a toda a riqueza histórico-cultural que as réplicas possuem”, explica a gerente de Marketing, Isa Lucena.

Para deixar as peças fiéis aos monumentos originais, a criação da Mistérios das Américas envolveu uma equipe formada por três designers industriais, quatro técnicos paleontológicos, quatro consultores em efeitos especiais, dois designers gráficos, dois antropólogos e diversos assistentes de produção. A curadoria do evento é da Euroemeka, responsável pela organização geral, e da Fundação de Ciências Naturais Felix de Azara, da Argentina.

passeio das aguas2

passeio das aguas2

Curiosidades:

Calendários Maia Haab e Tzolkin – As peças, com até 3 metros de altura, retratam os segredos do povo conhecido como “Senhores do Tempo”. Através da combinação destes dois calendários, os maias seguiam o transcorrer do tempo com muita precisão. O calendário maia foi um tema extremamente comentado há alguns anos, pois, segundo interpretações, preconizava que o mundo terminaria em 2012. “Na verdade, os maias não previam o fim do mundo, e sim o fim de um ciclo e começo de uma nova era para a humanidade, um momento de transformação e evolução”, explica a curadora da exposição Monica Kudrnac.

Moais da Ilha de Páscoa – Cinco esculturas de figuras humanas conhecidas pelas cabeças desproporcionais, algumas enfeitadas com chapéus, expressão de mistério e aura enigmática remetem aos mais de 900 moais catalogados e localizados na Ilha de Páscoa. Seu significado ainda é estudado por cientistas, mas existem algumas hipóteses: unir clãs de povoados da ilha pelo culto às estátuas ou até representar a atividade estrelar da galáxia. O público poderá sentir de perto o mistério que ronda as esculturas e a ilha, além de apreciar peças de até 4 metros de altura.

Guerreiro indígena – A figura do nativo também faz parte da exposição. Na antiga América, guerra era sinônimo não só de controle contra a ocupação de suas terras, mas também de manifestação ritual. A luta com o uso de arcos, flechas, lanças, bastões de madeira, estilingues, entre outros itens, tinha o objetivo de conseguir prisioneiros que seriam sacrificados em honra de seus deuses.

passeio das aguas3

passeio das aguas3

Serviço: Exposição Internacional “Mistérios das Américas” Período: De 13 de agosto a 13 de setembro Local: Corredores do Passeio das Águas Shopping Horários: De segunda a sábado – das 10 às 22 horas Domingos – Das 14 às 21 horas Valor: Gratuito
passeio das aguas4

passeio das aguas4

*** Estacionamento gratuito para todos os visitantes!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.