10/06/2022 às 16h52min - Atualizada em 10/06/2022 às 16h52min

“Nossa responsabilidade é com o povo de Sanclerlândia”, afirma Gracinha Caiado durante mais uma ação do Goiás Social

População foi beneficiada com cartões do programa Mães de Goiás, vacinação, exames médicos e cursos de qualificação e capacitação, entre outros serviços

A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, entregou, nesta sexta-feira (10/6), diversos benefícios do programa Goiás Social em Sanclerlândia, distante 120 quilômetros de Goiânia. A ação tem percorrido dezenas de municípios para facilitar o acesso da população às políticas sociais do Governo de Goiás. Beneficiários de Anicuns, Buriti de Goiás, São Luís de Montes Belos e Mossâmedes também foram contemplados.

“É um prazer enorme trazer o Goiás Social. A estrutura do Governo do Estado mudou-se para Sanclerlândia. Isso é um recado do governador para dizer que ele se preocupa com vocês. Nunca perguntou em quem votou ou quem é prefeito da cidade para fazer as coisas no município”, afirmou Gracinha. “Nossa responsabilidade é com os moradores da cidade. Antes de precisar do voto, o político tem que aprender a respeitar as pessoas”, destacou a primeira dama, que ainda informou às mães que não haviam tido a oportunidade de buscar o benefício: “Por determinação do governador, hoje vocês têm R$ 750, que já está na conta”.

Na ocasião, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) entregou 193 cartões do programa Mães de Goiás a beneficiárias previamente convocadas. “Todo dia 10 do mês, vocês que hoje recebem esse cartão terão o recurso em mãos”, garantiu Wellington Matos de Lima, titular da Seds. Moradores também puderam solicitar a emissão do Passaporte do Idoso, Carteira do Autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e Registro Civil, além da carteira de identidade, sem necessidade de se deslocar à capital. Todos os serviços foram prestados de forma desburocratizada e em um único local.

O operador de máquinas Donismar Pereira Policarpo, morador de Sanclerlândia aproveitou a ação do Goiás Social na cidade para fazer a segunda via do documento de identidade. “É um ótimo serviço, principalmente para quem não tem condições de se locomover para outros lugares, estrutura muito boa”. Divina Rosa, moradora de Anicuns, foi uma das mulheres contempladas pelo Mães de Goiás. A dona de casa recebeu o cartão com a filha Maria Alice de 11 meses no colo. “Vai ajudar muito, as coisas estão muito caras, esse programa é uma benção”.  Mikaelle da Silva Lima, mãe de um bebê com poucos meses de vida, também está entre as beneficiárias. “É uma boa ajuda, vou ter condições de comprar fraldas e leite”. 

A OVG também entregou donativos e marcou presença no município com a unidade itinerante da instituição, a OVG Perto de Você. Equipes da Secretaria de Estado da Retomada e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) inscreveram moradores para cursos de qualificação e capacitação. Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, de forma gratuita e sem necessidade de agendamento, testes rápidos de IST/HIV; vacinação e exames de mamografia.

Representante do Poder Legislativo, Charles Bento pontuou nunca ter visto uma primeira-dama tão atuante quanto Gracinha. “A gente a vê perto do povo. Isso que a gente quer: calor humano, conhecer a realidade de cada um. Parabéns pelo trabalho em todos os cantos do Estado”, disse o deputado estadual. “Nunca recebemos uma primeira dama em um evento tão grandioso. Nunca teve tantos benefícios aqui”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Sanclerlândia, vereador João Paulo de Oliveira Carneiro.

Goiás Social
O Programa Goiás Social é uma ação do Governo de Goiás criada para atender os municípios do Estado, seguindo critérios de vulnerabilidade social calculados pelo Instituto Mauro Borges (IMB) com base nos dados do CadÚnico.

“O Goiás Social transforma a vida das famílias que já perderam a esperança. Na minha cidade foi criado o projeto-piloto e tiro o chapéu”, reconheceu Moretson da Silva Borges, prefeito de Americano do Brasil. Dirigindo-se a Gracinha, afirmou: “A senhora não é primeira dama, é do povo”. Já Dra Átila, prefeita de Buriti de Goiás, destacou o olhar diferente que o governador e a primeira dama têm para com a população. “Ficamos encantados em ver a dedicação e uso do dinheiro em favor das pessoas.”

Também estiveram presentes a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado, e a diretora de Ações Sociais, Jeane de Cássia Dias Abdala Maia; presidente da Goiás Telecom, Hipólito Prado; vice-prefeito de São Luís de Montes Belos, Júnior da Receita; Coordenador da Unidade Universitária da UEG de Sanclerlândia, Leônidas José de Oliveira; além de beneficiários, membros das forças de Segurança e outras lideranças e autoridades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.