14/06/2022 às 12h51min - Atualizada em 14/06/2022 às 12h51min

Goianiense pode solicitar, pelo WhatsApp, plantio de árvores em calçadas

Evento será às 07h, no Setor Universitário. Programa consiste no plantio de árvores nativas do Cerrado em calçadas, por equipe especializada da Agência Municipal do Meio Ambiente, mediante solicitação do morador. Na primeira edição, iniciativa alcançou 5.534 mudas plantadas

 
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), lança, na próxima quarta-feira (15/06), às 07h, no Setor Universitário, a segunda etapa do projeto Disque-Árvore, consiste no plantio de árvores nativas do Cerrado em calçadas, por equipe especializada da Amma, mediante solicitação do morador. 
 
O Disque-Árvore nasceu em junho de 2021 e, em sua primeira edição, alcançou a marca de 5.534 plantios. Para a execução da nova etapa, a equipe passa por capacitações. O objetivo é ultrapassar os plantios da edição anterior, com o apoio da população. 
 
Segundo o presidente da Amma, Luan Alves, “alguns pontos foram otimizados, e agora contamos com mais tecnologia no processo, que prevê o georreferenciamento das novas árvores”. Luan explica que isso possibilita o mapeamento dos pontos que precisam de reforços, além de atualizar as estatísticas e estabelecer novas metas
 
O presidente lembra que a participação do cidadão é imprescindível para o sucesso do projeto. "Além do contato para o plantio, é preciso que o morador siga nos cuidados com a planta, uma vez que a muda é cultivada em sua porta.
 
O prefeito Rogério Cruz destaca que “nosso objetivo é tornar Goiânia a cidade mais verde do mundo, e o Disque-Árvore tem papel fundamental nesta caminhada”. “Não queremos tão somente destaque no ranking, mas alcançar mais qualidade de vida para nossa população”.
 
Como solicitar
A solicitação pelo Disque-Árvore agora é feita via WhatsApp (62) 99639-7495. O cidadão responderá formulário do Google,  enviará dados pessoais e fotos da calçada. Os técnicos da Amma avaliarão as condições do local, e indicarão a melhor espécie. 
 
A partir disso, o plantio será agendado e, na data e local estipulados, equipe o realizará de forma correta, e orientará sobre os cuidados. Além de definir a nova dinâmica de solicitação, a equipe receberá novo treinamento, para capacitação desde a indicação da espécie adequada para cada local, até o plantio.
 
Na tarde desta segunda-feira (13/06), equipes de Educação Ambiental, Arborização e Operacionais da Amma estarão no Viveiro Samambaia para conhecer os exemplares e, posteriormente, realizar o treinamento em calçadas próximas, previamente acertado com os moradores, que receberão os respectivos plantios.
 
A van do programa foi reformada, e está plotada com o novo telefone. Cada técnico sairá para os plantios com um kit composto por cavadeira, perfurador, makita, enxada, compostagem, estaca e gradil (cerca de madeira usada para proteger a muda).
 
Os moradores também serão orientados sobre como fabricar um gotejador feito a partir de garrafa pet, técnica que permite que a muda permaneça sempre úmida, sem a necessidade de irrigação constante, e assegura reciclagem de resíduos e maior praticidade e eficiência durante o crescimento da árvore.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.