16/06/2022 às 22h56min - Atualizada em 17/06/2022 às 00h00min

Fiéis participam de missa e procissão Corpus Christi em Rio Branco

Procissão de Corpus Christi aconteceu em Rio Branco após dois anos devido à pandemia de Covid.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2022/06/16/fieis-participam-de-missa-e-procissao-corpus-christi-em-rio-branco.ghtml


Procissão de Corpus Christi aconteceu em Rio Branco após dois anos devido à pandemia de Covid. Em Rio Branco, fiéis participam de missa e procissão de Corpus Christi
Após dois anos com missa on-line e sem procissão, a Diocese de Rio Branco retomou a celebração de Corpus Christi. Nesta quinta-feira (16), os fiéis católicos puderam comemorar a data religiosa da forma tradicional, com a missa e a procissão.
A fiel Auxiliadora Macedo falou da felicidade em poder participar novamente da procissão após dois anos sem o evento religioso que, segundo ela, é um dos mais importantes.
“Muita alegria e gratidão a Deus, porque depois de toda essa situação [pandemia] que a gente viveu, e ainda está vivendo, poder celebrar em comunhão com as pessoas é uma grata alegria, muita gratidão.”
A religiosa Maria Otacília também falou da alegria em poder participar da procissão este ano após um período difícil durante os dois anos de pandemia.
“Eu estou muito feliz de estar aqui, creio que essa pandemia vai terminar, agradeço muito em poder participar deste dia tão lindo, da festa de Corpus Christi. Fui à missa também e estou aqui para agradecer.”
Procissão começou por volta das 18h45
Consuela Gonzalez/Rede Amazônica Acre
O reitor da Catedral, padre Manoel Costa, disse que a comunidade cristã não poderia estar mais feliz com a volta da procissão e da missa.
“É um momento de grande alegria, porque o Corpus Christi é a celebração da presença de Deus em meio ao seu povo e nós honramos a Eucaristia e a comunidade de Deus. Poder estar aqui, com os fiéis, sem as grandes restrições da pandemia, poder realizar a procissão é, para nós, uma grande alegria, porque é um sinal da comunhão entre os fiéis, os filhos de Deus", disse.
Padre Manoel falou ainda sobre o amor e respeito que a comunidade precisa ter com o próximo e a importância do Corpus Christi para celebrar o amor entre os povos.
“O Corpus Christi é a celebração do grande amor de Deus que se faz ao próximo. Então, hoje é um dia de muita felicidade para a nossa comunidade católica e é um dia também de muita fé na presença de Deus, que nos protege e nos auxilia na nossa caminhada.”
Corpus Christi: Fiéis montam tapetes na Catedral em Rio Branco
Andryo Amaral/Rede Amazônica
Confecção de tapetes
Desde cedo, os religiosos se reuniram na capital para organizar os tradicionais tapetes, por onde passou o Santíssimo Sacramento durante a procissão.
Em 2020, no primeiro ano de pandemia da Covid-19, a programação foi totalmente on-line e no ano passado, a missa na Catedral de Rio Branco contou apenas com 50% da capacidade da igreja.
Os tapetes confeccionados representam parábolas na bíblia e trazem elementos relacionados ao corpo e sangue de Jesus Cristo. Há cerca de 20 anos, a Diocese de Rio Branco adotou o uso de tecido para fazer os tapetes, no lugar de pó de serra.
Tapete foi feito para celebração de Corpus Christi em Cruzeiro do Sul
Bruno Vinicius/Rede Amazônica
Celebração em Cruzeiro do Sul
Na segunda maior cidade do estado, Cruzeiro do Sul, também foram confeccionados os tapetes, mas com serragem, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Pela manhã, a igreja teve uma missa e a noite teve também a procissão pelas ruas da cidade até a Catedral, onde ocorreu a última missa do dia.
A preparação do tapete em frente à paróquia começou há alguns dias e a montagem foi iniciada na quarta (15) e concluída na madrugada desta quinta (16). Segundo o padre, mais de 60 pessoas participando da confecção e da montagem do tapete.
Reveja todos os telejornais do Acre
Colaborou a repórter Consuela Gonzalez, da Rede Amazônica Acre.

Fonte: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2022/06/16/fieis-participam-de-missa-e-procissao-corpus-christi-em-rio-branco.ghtml

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.