25/06/2022 às 11h50min - Atualizada em 25/06/2022 às 11h50min

“Cultura deve ocupar espaços públicos”, afirma Rogério Cruz ao participar do 19º Grande Arraial de Goiânia

Prefeito ressalta importância de democratização do acesso à cultura. Três dias de festa reúnem barraquinhas de comidas típicas, e 16 grupos profissionais para apresentações de quadrilha, na Antiga Estação Ferroviária.

Primeira noite traz apresentações dos grupos Explosão do Cerrado, Mandacaru, Renascer e Balancê do Cerrado. Evento se encerra neste domingo (26/06) 

Ao participar do primeiro dia do 19º Grande Arraial de Goiânia, na Antiga Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador, o prefeito Rogério Cruz afirmou que “Cultura deve ocupar espaços públicos”, e ressaltou a importância de democratização do acesso ao setor pelos goianienses. 
 
“Assegurar acesso à cultura, em suas diversas formas, é prioridade de nossa gestão. Estamos conseguindo fazer isso com a retomada cultural, que traz eventos diversificados, em todos os cantos da cidade”, observou. 
 
“A Estação Ferroviária e a Praça do Trabalhador são patrimônios da nossa cidade, no coração da capital. Um local perfeito para uma festa tão bonita como essa, para que as famílias possam se encontrar, se divertir e confraternizar depois de dois anos sem evento por conta da pandemia de Covid-19”, completou, enquanto conversava com moradores que acompanharam a festa, que se encerra neste domingo (26/06).
 
O prefeito citou outra ação que tem sido desenvolvida com objetivo de levar cultura e arte aos goianienses, a revitalização do Beco da Codorna. “O Beco da Codorna, no Centro, será revitalizado. É um lindo museu de arte urbana a céu aberto”, disse, e ressaltou, em seguida, a revitalização do Centro de Goiânia como um todo, com objetivo de promover ocupação do local. 
 
O secretário Municipal de Cultura, Zander Fábio, destacou o reflexo de eventos como o 19º Grande Arraial para a cultura da cidade. “É uma tradição de quase duas décadas que, infelizmente, precisou ser paralisada por conta da pandemia de Covid-19. Hoje presenciamos um reencontro da população com um elemento cultural de grande valia para a comunidade, de forma gratuita”, afirmou.
 
Zander ressaltou que o calendário da Retomada Cultural é prioridade da gestão de Rogério Cruz, e que novos eventos, em todas as áreas da cultura, estão programados para até o final do ano. “Goiânia vai pulsar Cultura com R$ 8,5 milhões de investimento no setor. Fico feliz quando vejo famílias presentes e trabalhadores de volta aos eventos relacionados à cultura”, disse.
 
O Grande Arraial de Goiânia é tradição desde 2002. Esta etapa faz parte do 14º Circuito Goiano de Quadrilhas Juninas, promovido pela Fequaju. O vencedor das duas etapas estaduais representará o Estado de Goiás no concurso nacional, que será realizado em Minas Gerais nos dias 12, 13 e 14 de agosto.
 
Com barraquinhas de comidas típicas e apresentação de 16 grupos profissionais de quadrilha, nos três dias de festa, o espaço foi aberto às 19 horas. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas prestigiem o evento, que tem entrada gratuita.
 
Reencontro
Os quadrilheiros Denise Ribeiro e Fabiano Campos afirmaram estar emocionados por poderem participar do evento. "Ver a cultura junina, que é tão importante para Goiás, reviver após uma pandemia é emocionante. É indescritível o sentimento de estar aqui hoje”, disse, destacando que a festa foi sua estreia em festivais. Fabiano pontuou que foram dois anos esperando por este momento, “então, colocamos todas as nossas expectativas e carinho em cada detalhe, desde o figurino até a coreografia”. 
 
A primeira noite do evento teve apresentação dos grupos Explosão do Cerrado, Mandacaru, Renascer e Balancê do Cerrado. Participaram do 19º Grande Arraial o secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, o chefe de gabinete do prefeito, Dr. José Firmino, e os vereadores Mauro Rubem e Henrique Alves. 
 
Festividades
O prefeito Rogério Cruz participou de mais dois Arraiais na noite desta sexta-feira (24/06). O Arraiá Dus Arditô Fiscar, realizado pelo Sindicato dos Funcionários da Fiscalização Municipal de Goiânia (SINDIFFISC), no setor Rasmussem, e do Arraiá do SINDIGOI NIA, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia (Sindigoiânia), no Parque Amazônia.
 

Confira a Programação do 19º Grande Arraial de Goiânia até domingo (26/06):

 
Sábado – 25/06 
20h – Grupo Viva
20h30 – Luar do Sertão
21h10 – Fogo de Palha
21h50 – Tradição e Ritmo
 
Domingo – 26/06 
19h – Bernar Dance
19h30 – Nação Junina
20h – Aconchego
20h40 – Thradição
21h20 – Filhos do Sertão
22h – Arriba Saia
22h40 – Flor do Cerrado
23h20 – Arrasta Pé


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.