25/06/2022 às 23h29min - Atualizada em 26/06/2022 às 00h01min

Grupo Galpão celebra 40 anos com turnê nacional

Um dos mais tradicionais grupos de teatro popular do país volta aos palcos depois de dois anos longe do público por causa da pandemia.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/06/25/grupo-galpao-celebra-40-anos-com-turne-nacional.ghtml
Um dos mais tradicionais grupos de teatro popular do país volta aos palcos depois de dois anos longe do público por causa da pandemia. Grupo Galpão comemora 40 anos de teatro
Um dos mais tradicionais grupos de teatro popular do país, o Galpão começa a rodar o Brasil esta semana para comemorar os 40 anos.
É a caminhada de uma atriz ao encontro do palco. Antes do espetáculo começar, o coração da atriz Teuda Bara bate ansioso, como se fosse a primeira vez.
“É uma felicidade imensa, uma emoção, uma vontade enorme de fazer mesmo um encontro com o público. A gente estava com muita saudade disso. É um reencontro, sabe? É uma esperança de dias melhores”, festeja Teuda.
Metade da vida Teuda Bara dedicou ao Galpão, companhia de teatro de Belo Horizonte que está completando 40 anos. O grupo é formado por 12 atores, que, desde 1982, não pararam mais de fazer arte.
“Eu acho que a importância do Galpão vem muito dessa persistência, de ser um grupo tão persistente, apesar dos intempéries. A gente está sempre junto, está sempre vivo e está sempre produzindo coisas novas”, afirma o ator e diretor Júlio Maciel.
Em quatro décadas, o Galpão tem momentos marcantes. Apresentações e releituras clássicas como “Romeu e Julieta” contada no jeitinho mineiro. "Os Gigantes da Montanha" foi assistido por mais de 50 mil espectadores. O palco? As praças da cidade.
“Essa coisa do Galpão está no DNA do Galpão: a descentralização do teatro. O grupo realmente sempre excursionou. A gente acredita que o teatro é um instrumento de sensibilização das pessoas, de conscientização, de diversão, de tomada de consciência. Mistura tantas coisas, e por ele ser ao vivo a gente tem energia muito potente com o público”, afirma a atriz Inês Peixoto.
As cortinas já se abriram para o Grupo Galpão mais de 3 mil vezes; apresentações que saíram de Minas Gerais e ganharam o Brasil e o mundo, em pelo menos 19 países.
Para a plateia, que vai encher um teatro, um reencontro. Para os atores, um recomeço cheio de significados. Na fase mais crítica da pandemia, o Galpão teve que buscar novas saídas. Foi para a internet, fez apresentações virtuais, encontrou caminhos. Mas nada substitui o encontro. É uma volta para celebrar o teatro, a arte e a história do Grupo Galpão.
“A gente está sempre trabalhando com uma nova linguagem, uma nova abordagem, um novo pensamento. Então, me estimula muito pensar o que vai ser para frente, o que que a gente ainda tem para fazer. Vamos fazer muito teatro com certeza”, diz a atriz Lydia Del Picchia.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/06/25/grupo-galpao-celebra-40-anos-com-turne-nacional.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.