01/07/2022 às 12h07min - Atualizada em 01/07/2022 às 12h07min

Caiado e Gracinha inauguram complexo de capacitação profissional, esporte e lazer para jovens em Goiânia

Centro da Juventude Tecendo o Futuro funciona no Jardim Novo Mundo. Após reconstrução, local passa a ter capacidade de atender até 500 pessoas por mês

O Centro da Juventude Tecendo o Futuro, no Jardim Novo Mundo, em Goiânia, foi inaugurado nesta quinta-feira (30/6) pelo governador Ronaldo Caiado e pela presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.
 

As novas instalações vão atender até 500 jovens por mês com uma série de serviços, como capacitação profissional e atividades esportivas. O Estado investiu quase R$ 9 milhões na reconstrução do prédio, que antes abrigava o Centro de Adolescentes.

Após visitar as instalações e conversar com professores e alunos, o governador reforçou que a entrega dessa estrutura era uma de suas metas no plano de governo. “Mais um compromisso feito e cumprido”, pontuou. Caiado ainda revelou que o nome do projeto faz alusão a um trecho do Hino de Goiás.

“Aqui, nossos jovens estão tecendo o futuro”, disse ao mencionar que, no espaço, pessoas em situação de vulnerabilidade, e na faixa etária de 12 a 21 anos, poderão expandir conhecimento e desenvolver habilidades para a vida. 


Totalmente reconstruído, o centro vai oferecer mais segurança, conforto e dignidade a adolescentes de ambos os sexos, além de prepará-los para o mercado de trabalho. “Sempre me pergunto: como gostaria que fosse para o seu filho? Se fizer assim, vai acertar. Esse é o Centro da Juventude.

Um local de oportunidade, de aprender uma profissão, praticar um esporte, falar uma língua estrangeira. É isso que o Estado oferece”, relatou a primeira-dama. “Cada canto foi feito com muito amor e carinho.”

A diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, afirmou que “tudo foi pensado para ser o melhor centro da juventude do Brasil”.

Para tanto, revelou que o Estado desenvolve um trabalho aglutinador, com a participação de várias secretarias e o que de melhor elas podem oferecer: desde a área social, com atendimento de jovens gestantes, até o fornecimento de tecnologias e robótica, aulas de música e dança. 

O Governo de Goiás também firmou uma série de parcerias capazes de colocar em prática tudo o que foi planejado para o Centro da Juventude Tecendo o Futuro. Entre elas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que dará oficinas de empreendedorismo; o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atividades esportivas; e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com a oferta de capacitação e qualificação profissional. 

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, anunciou investimento de quase R$ 2 milhões para oferecer mais de “500 vagas em diversos cursos na área de gastronomia, beleza, tecnologia, e tudo 100% gratuito. Essa verba não tem limite, enquanto houver turma sendo formada, novos alunos serão treinados por nós. Queremos atender toda a comunidade da região”, projetou. 

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, elogiou o trabalho desenvolvido pela OVG e comentou que tem sido motivo de inspiração para as políticas sociais do município. “[O Estado] tem mostrado empenho em fazer o social para aqueles lá da ponta. Vai buscar as pessoas mais vulneráveis, e temos aprendido muito. Entregar para essa juventude um futuro expressivo é tudo de bom”, relatou. 


Estrutura

O Centro da Juventude Tecendo o Futuro conta uma piscina semiolímpica para atividades aquáticas, quadra poliesportiva, espaço destinado a aulas de vôlei, basquete, futsal, handebol, badminton e tênis de mesa, além de ambientes modernos para a prática de artes marciais, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e para aulas de música e dança, que serão realizadas em conjunto à Escola do Futuro em Artes Basileu França. 

Além de ofertar atividades de iniciação esportiva e formação de atletas, a unidade abrigará o Meninas de Luz, que ampara adolescentes grávidas, e um centro odontológico. Em outra vertente, os jovens poderão frequentar, gratuitamente, os laboratórios de Robótica, de Inclusão Digital e de Inclusão Multimídia. Também serão oferecidos cursos na área de gestão, de modelagem e costura e de artesanato. “Daqui 10 anos Goiás será outro, quando esses jovens estiverem assumindo suas funções, suas profissões”, apostou Caiado. 

Participaram do evento o deputado estadual Virmondes Cruvinel; o ex-deputado federal Daniel Vilela; os secretários de Estado Adriano da Rocha Lima (Geral da Governadoria), Marcio Cesar Pereira (Desenvolvimento e Inovação), Wellington Matos (Desenvolvimento Social), Joel Sant’Anna (Indústria, Comércio e Serviços), coronel Renato Brum (Segurança Pública) e coronel Alencar (Casa Militar); o comandante-geral da Polícia Militar, coronel André Henrique Avelar e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Washington Vaz; os presidentes Hipólito Prado (GoiásTelecom), Gilvan Cândido (GoiasPrev) e Euclides Siqueira (Juceg); o diretor regional do Sesc/Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim; o diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa; além de vereadores e lideranças regionais. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.