12/07/2022 às 23h31min - Atualizada em 13/07/2022 às 00h01min

Morcego com vírus da raiva é encontrado no bairro da Marambaia, em Belém

Nota técnica aponta que confirmação veio do Instituto Evandro Chagas no dia 5 de julho. Saiba o que fazer ao encontrar morcegos, que caso infectados podem transmitir a doença.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/07/12/morcego-com-virus-da-raiva-e-encontrado-no-bairro-da-marambaia-em-belem.ghtml

Nota técnica aponta que confirmação veio do Instituto Evandro Chagas no dia 5 de julho. Saiba o que fazer ao encontrar morcegos, que caso infectados podem transmitir a doença. Morcego infectado com vírus da raiva é encontrado na Marambaia, em Belém.
Divulgação
Uma nota de alerta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém notifica caso de morcego com vírus da raiva encontrado em uma casa no município.
Segundo o documento, que o g1 obteve acesso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou a detecção, ainda na segunda-feira (11), do vírus da raiva em um morcego, que estava dentro de uma casa no bairro da Marambaia. O bairro é um dos mais populosos da capital.
A infecção foi atestada por laudo do Instituto Evandro Chagas, datado do dia 5 de julho. A nota técnica é do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
O g1 solicitou posicionamento da prefeitura de Belém sobre o caso, mas ainda aguardava resposta até a publicação da reportagem.
O que fazer ao encontrar morcegos?
A orientação da Sesma é que, ao encontrar morcego morto ou com sinais de desorientação durante o dia, é ligar imediatamente para o CCZ, que deve realizar a captura. Os números são (91) 3344-2356, 3344-2357 e 3344-2368.
Providências
Segundo a nota, deve ser instaurado controle de foco a partir do ponto de coleta do morcego, conforme orientado pelo Ministério da Saúde, em raio de 1KM, por dez dias.
Além disso, foi recomendado:
vacinação antirrábica em cães e gatos na área;
garantia de assistência e realização do esquema profilático de raiva nas unidades de saúde para pessoas que tenham contato com mamíferos (cães, gatos e morcegos);
limpeza de ferimento com água e sabão, em caso de provável exposição ao vírus a partir de algum animal;
educação em saúde com entrega de material educativo;
captura de morcegos no período noturno para pesquisa de vírus da raiva.
Leia as principais notícias do estado no g1 Pará
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/07/12/morcego-com-virus-da-raiva-e-encontrado-no-bairro-da-marambaia-em-belem.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.