16/07/2022 às 23h07min - Atualizada em 17/07/2022 às 00h01min

Justiça do Rio aceita denúncia contra médico francês acusado de injúria racial, ameaça e agressão

Juiz do caso negou pedido da defesa para que Gilles Teboul viajasse para a França e conseguisse a devolução do passaporte.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/07/16/justica-do-rio-aceita-denuncia-contra-medico-frances-acusado-de-injuria-racial-ameaca-e-agressao.ghtml
Juiz do caso negou pedido da defesa para que Gilles Teboul viajasse para a França e conseguisse a devolução do passaporte. Justiça do Rio aceita denúncia contra médico francês acusado de injúria racial, ameaça e agressão
A Justiça do Rio aceitou a denúncia contra o médico francês Gilles Teboul, acusado de ameaçar, agredir e chamar de “macaco” o porteiro do prédio onde mora, em Copacabana.
A Justiça entendeu que o médico francês Gilles David Teboul ofendeu a dignidade do porteiro Reginaldo Silva de Lima com palavras que faziam referência à cor da pele do funcionário, afirmando que ele “era um negro, macaco".
'Começou a me chamar de vagabundo, de macaco, de negro', diz porteiro após caso de ofensas racistas no Rio de Janeiro
Imagens do condomínio mostram o francês empurrando Reginaldo e segurando o pescoço dele no dia 4 de julho, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Gilles Teboul é acusado de chamar o porteiro Reginaldo Silva de Lima de “preto”, “fedorento” e “macaco” por causa de um problema no elevador.
O juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio, decidiu que o réu não pode deixar o país.
A Justiça negou o pedido da defesa para que o médico viajasse para a França no dia 24 de julho, e conseguisse a devolução do passaporte. Ele disse que faria um tratamento de saúde com remédios que são vendidos apenas na França, mas não especificou quais.
Para a Justiça, ao que tudo indica, o réu apresentou um receituário assinado por ele mesmo. E, de acordo com o juiz, "a ida do réu à França criaria obstáculos ao processo e colocaria em risco a aplicação da lei penal em caso de condenação, já que poderia não mais retornar ao Brasil".
A Justiça deu dez dias para que o réu apresente a defesa por escrito. O francês Gilles Teboul vai responder por injúria racial, ameaça e agressão. A Justiça também negou o pedido da defesa para que o processo corresse em sigilo. Para o juiz, é importante tornar o processo público para desmotivar a prática desses crimes.
O advogado do médico disse que vai apresentar a defesa à Justiça no prazo estipulado de dez dias.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/07/16/justica-do-rio-aceita-denuncia-contra-medico-frances-acusado-de-injuria-racial-ameaca-e-agressao.ghtml

"Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp"
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.