20/07/2022 às 21h46min - Atualizada em 20/07/2022 às 21h46min

Com presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Prefeitura de Goiânia inaugura novo Terminal Isidória na segunda-feira (25/07), às 09h

Inicialmente prevista para esta sexta-feira (22/07), solenidade tem agenda adequada para recepção ao ministro e à secretária nacional de Mobilidades, Sandra Holanda. Três vezes maior, obra adequa plataforma para receber veículos do BRT Norte-Sul. Área construída salta de 2,1 mil para 7,9 mil metros quadrados, com cinco pontos de embarque, banheiros, lanchonetes, elevador e área de apoio administrativo. Para segurança de passageiros, foram instaladas 32 câmeras. Usuários terão acesso gratuito à rede de Internet Wi-Fi. Cerca de 1,5 milhão de passageiros deve passar pelo local todo mês. Funcionamento será das 5h às 23h30, a partir da terça-feira (26/07).

“Modernização do terminal é resgate do nosso compromisso de investir em melhorias no transporte coletivo, e de cuidar das pessoas”, afirma prefeito Rogério Cruz

Em função da presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, o Terminal Isidória, localizado no Setor Pedro Ludovico, será reaberto na próxima segunda-feira (25/07), às 09h, pela Prefeitura de Goiânia. A solenidade, que terá ainda a presença da secretária nacional de Mobilidades, Sandra Holanda, marca a entrega da reestruturação completa do terminal que, no futuro, receberá os ônibus do BRT Norte-Sul. As operações no local já começam na terça-feira (26/07). 


Com as adequações, a área construída passou de 2,1 mil para 7,9 mil metros quadrados, ou seja, três vezes maior do que o antigo. As obras começaram em fevereiro de 2020 e o investimento total foi de R$ 19,5 milhões. Cerca de 1,5 milhão de passageiros deve passar pelo local todo mês.  


“As obras de modernização e de adequação do Terminal Isidória são resgate do nosso compromisso de investir em melhorias no transporte coletivo, e de cuidar das pessoas”, afirma o prefeito Rogério Cruz. “É um projeto de alta qualidade. A nova estrutura é inovadora, oferece conforto, acessibilidade e conectividade aos passageiros de ônibus”, destaca. 


São quatro plataformas comuns para embarque e desembarque de passageiros e uma específica para o BRT, além de banheiros, lanchonetes, área de apoio administrativo e elevador. A cobertura de 8 mil metros quadrados é metálica, o que propiciará temperaturas mais amenas no ambiente interno. São 35 pilares de 11 metros cada e 7,1 mil metros quadrados de pavimento de concreto. Em média, 80 operários trabalharam no dia a dia da obra. O projeto demandou 290 toneladas de aço. A nova rede de drenagem tem 1,6 mil metros. 


Os passageiros que utilizarem o Isidória terão acesso a rede de Wi-Fi (com limite de tempo). Cinco roteadores funcionarão para garantir a qualidade do sinal de internet. Eles usufruirão de uma rede diferente daquela a ser usada pela prefeitura na gestão do terminal, com projeto elaborado na mesma premissa do BRT de terminais inteligentes e tecnológicos.


Tecnologia avançada

A Central de Controle e Operação (CCO) vai cuidar da segurança no local com auxílio de 32 câmeras de vigilância, das quais 30 são fixas (instaladas nas entradas e nas plataformas de embarque) e duas com capacidade para se movimentar em 360°, com resolução e poder de alcance ampliados (são as chamadas 'Speed Dome'). O acompanhamento das imagens será feito pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), 24 horas por dia.


O terminal conta ainda com duas câmeras de leitura, que foram instaladas para capturar placa e hora de cada ônibus que passar pelo local. Serão dados úteis principalmente para CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos), órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da planilha de horários. Além, é claro, dos monitores que informam aos passageiros a previsão de chegada e saída dos veículos (chamados de pontos de RMTV). 


Funcionamento do terminal

A partir de terça-feira (26/07), os passageiros das linhas 2, 6, 7, 9, 14, 15, 20, 25, 183, 185, 198, 203, 565, 568, 612, 616, 650, 651, 660, 919, 920 e 934 já poderão embarcar e desembarcar no novo terminal, cujo horário de funcionamento será sempre das 5h às 23h30.


De acordo com a CMTC, cerca de 60 mil usuários por dia devem passar pelo Isidória de segunda-feira a sexta-feira, 21 mil aos sábados e 8 mil aos domingos. Cruzarão o terminal 22 linhas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.