25/07/2022 às 11h21min - Atualizada em 25/07/2022 às 11h21min
Prefeitura de Goiânia inaugura Trilha Chica Machado, que liga parques Macambira Anicuns e Bernardo Élis, neste domingo (24/07)
Durante o evento, os participantes caminharão no percurso da trilha do Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns até o Parque Bernardo Élis.
Ação integra evento simultâneo realizado em todo país, chamado “Um dia no Parque", com início às 8h30, a partir da instalação de Eco Barreira no Córrego Macambira para a contenção de resíduos. Programação inclui, ainda, troca de materiais recicláveis por mudas de árvores, e aulão de ginástica funcional
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma), inaugura, neste domingo (24/07), às 8h30, a Trilha Chica Machado, que liga o Parque Macambira Anicuns ao Parque Bernardo Élis. A concentração será no Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns, no Setor Novo Horizonte.
A Trilha Chica Machado tem três quilômetros de percurso, sendo que 500 metros são de terra, com placas de sinalização, e 2,5 quilômetros asfaltados. O cidadão pode percorrer o caminho tanto a pé como de bicicleta.
O presidente da Amma, Luan Alves, explica que as ações fazem parte do evento “Um Dia no Parque”, promovido simultaneamente em unidades de conservação em todo o Brasil. "São mais de 350 unidades em todo o país, com essa ação de consciência e preservação ao meio ambiente", diz.
Em Goiânia, haverá troca de materiais recicláveis por mudas de árvores, e instalação de Eco Barreira no Córrego Macambira para a contenção de resíduos. A programação ainda conta com aulão de ginástica funcional no Parque Bernardo Élis. "A intenção é realizar ações que sensibilizem a população e promovam conscientização ambiental", afirma Luan Alves.
Durante o evento, os participantes caminharão no percurso da trilha do Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns até o Parque Bernardo Élis.
Homenagem A trilha foi batizada com o nome de Chica Machado, negra que foi comprada como escrava aos 13 anos, e acabou por se tornar mulher influente e respeitada no Arraial de Cocal, área rural próxima ao município de
Niquelândia. Segundo a história contada entre gerações de habitantes locais, Chica foi uma negra, ex-escrava, que viveu na região e que se tornou muito rica. Ela passou a comprar escravos para libertá-los.