03/08/2022 às 23h21min - Atualizada em 04/08/2022 às 00h00min

Azerbaijão e Armênia se acusam de violações ao cessar-fogo em Nagorno-Karabakh

Forças de paz da Rússia foram enviadas para região.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/03/azerbaijao-e-armenia-se-acusam-de-violacoes-ao-cessar-fogo-em-nagorno-karabakh.ghtml

Forças de paz da Rússia foram enviadas para região. Soldado armênio dispara artilharia na linha de frente do combate contra forças do Azerbaijão disputando o controle da região autônoma de Nagorno-Karabakh, em 2020
Aris Messinis/AFP
As tensões entre o Azerbaijão e a Armênia cresceram, nesta quarta-feira (3), após novos ataques em Nagorno-Karabakh, área disputada pelos dois países. As autoridades armênias e azeris se acusam mutuamente de violar o cessar-fogo que vigorava na região desde 2020.
Nagorno-Karabakh se separou do Azerbaijão com apoio da Armênia depois de um sangrento conflito étnico abalar a região no início dos anos 1990. Em 2020, as tensões na área cresceram quando os azeris reconquistaram parte do território controlado pelos separatistas. No mesmo ano, a Rússia promoveu um cessar-fogo entre ex-repúblicas soviéticas.
Agora, forças de paz russas foram enviadas para proteger o restante do território controlado pelos separatistas. "Na zona de Saribaba, as Forças Armadas do Azerbaijão violaram o cessar-fogo", afirmou o Ministério de Defesa da Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores da Armênia afirma que os azeris atacaram áreas controladas pelas forças de paz russas, violando o cessar-fogo. Em declaração, o governo disse que gostaria que a comunidade internacional "tomasse medidas para deter o comportamento e as ações agressivas do Azerbaijão".
Os azeris, entretanto, alegam que os armênios são os responsáveis pela violação do acordo, pois cometeram um ato de sabotagem que matou um soldado. As autoridades do Azerbaijão também afirmam que suas forças repeliram uma tentativa da Armênia de capturar uma colina na área controlada pelas forças de paz russas.
"Como resultado, aqueles que lutam pelas formações armadas armênias ilegais foram mortos e feridos", disse o Ministério da Defesa do país, em comunicado.
A União Europeia pediu o fim imediato das hostilidades e disse que ambos os lados devem respeitar o cessar-fogo. O apelo foi reforçado pelo governo norte-americano.
"Os Estados Unidos estão profundamente preocupados e acompanhando de perto os relatos de combates intensos em torno de Nagorno-Karabakh, incluindo vítimas e perda de vidas", disse Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA. "Pedimos medidas imediatas para reduzir as tensões e evitar uma maior escalada."

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/03/azerbaijao-e-armenia-se-acusam-de-violacoes-ao-cessar-fogo-em-nagorno-karabakh.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.