08/08/2022 às 13h33min - Atualizada em 08/08/2022 às 13h33min

Governador participa da abertura da 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás

Evento deve movimentar R$ 30 milhões em negócios durante dez dias de programação. No estande do Governo de Goiás, público terá acesso a orientações técnicas e informações sobre linhas de crédito rural

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta segunda-feira (08/08), da abertura oficial da 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Realizado pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), o evento prossegue com programação até o dia 14 de agosto, no Parque de Exposições Agropecuário de Goiânia, no setor Nova Vila. A expectativa dos organizadores é receber 50 mil visitantes e movimentar R$ 30 milhões em negócios. 

“A agropecuária goiana evoluiu em patamares que, dificilmente, outros estados terão condições de acompanhar”, declarou Caiado durante coletiva de imprensa. Dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) colocam Goiás na segunda posição em abate de bovinos no país e na terceira posição nacional em exportação de carne bovina. Quanto à produção de grãos, a estimativa para a colheita da safra é de 28 milhões de toneladas, com crescimento de 14% na comparação com 2021.

Segundo o presidente da SGPA, Eurico Velasco, a programação deste ano tem foco no público do agronegócio e, por isso, não serão realizados shows de arena. “Vamos mostrar para a Capital, Estado e Brasil as potencialidades que nós temos. A nossa estrela é o produtor rural”, explicou. Durante dez dias haverá exposição de mais de 500 animais de raças bovinas e equinas; provas equestres; palestras e cursos; além de programação para o público infantil. 

Estande do Agro
Dentro dessa perspectiva, o Governo de Goiás montou o Estande do Agro, com demonstrações sobre sistema de aquaponia (que alia produção de peixes e hortaliças na mesma estrutura); plantão voltado para assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária; orientação sobre bioinsumos, Selo Arte, crédito rural, Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO Rural), além da oferta de serviços agropecuários, como emissão de documentos.

“Esse trabalho será feito em parceria com a SGPA e estaremos atendendo a demanda das pessoas que precisam ser qualificadas”, afirmou o governador. No dia 11 de agosto serão realizadas rodadas de reuniões com representantes do setor produtivo, a primeira com a cadeia produtiva leiteira no Estado e, em seguida, haverá uma edição da Câmara Temática “O Agro é de Todos”, que reúne mais de 50 instituições para a discussão dos desafios do agronegócio.

Presenças
Estiveram presentes na abertura oficial da 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás os deputados federais Delegado Waldir e Zé Mário; o deputado estadual Amauri Ribeiro; o ex-deputado federal Daniel Vilela; os secretários de Estado Tiago Mendonça (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), coronel Renato Brum (Segurança Pública) e coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); os presidentes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo, e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado, entre outras autoridades.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.