10/08/2022 às 13h24min - Atualizada em 10/08/2022 às 13h24min

Quatro mil novos bolsistas oficializam inclusão ao ProBem

Benefício é concedido para estudantes em vulnerabilidade social já neste semestre, com pagamento retroativo do mês de julho. Com este processo seletivo, 12 mil bolsistas, de 228 municípios goianos, são beneficiados em 70 cursos diferentes

O Governo do Estado e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) oficializaram a inclusão de quatro mil estudantes em vulnerabilidade social ao Programa Universitário do Bem (ProBem). Das bolsas ofertadas, três mil são parciais e mil são integrais. A assinatura do Termo de Adesão ao benefício foi formalizada nesta terça-feira (09/08), no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia.

Os estudantes contemplados recebem a bolsa de estudos já neste semestre 2022/2, inclusive com o crédito retroativo referente ao mês de julho. Com os novos bolsistas, o programa conta com 12 mil beneficiários em todo o Estado. A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, enfatizou a importância da formação acadêmica para a melhoria da qualidade de vida. 

“Com uma formação superior no currículo, uma profissão para chamar de sua, muitas portas se abrem para bons empregos. Tenho certeza que teremos médicos, advogados, engenheiros e muitos outros grandes profissionais do futuro que, em sua carreira, vão oferecer maior qualidade de vida para sua família como resultado desse investimento.”

Na ocasião da assinatura do Termo de Adesão, os novos bolsistas receberam informações sobre o funcionamento do ProBem, participaram de uma apresentação cultural com um grupo de Street Dance da Escola do Futuro de Goiás Basileu França e de uma palestra com o escritor e empresário Pedro Salomão, que abordou temas como liderança e empreendedorismo. “É uma alegria estar aqui com esses jovens do ProBem para estimulá-los. É importante despertarmos sentimentos bons nesses jovens e, claro, oferecer o máximo de informações possível”, afirmou o palestrante.

Contemplada com uma bolsa integral para o curso de direito, Vanessa Rodrigues de Oliveira, 27 anos, é moradora de Goiânia e trabalha vendendo jujubas em semáforos da capital. Segundo ela, cursar uma faculdade é a realização de um sonho. “Eu venho de uma família simples e estudei em escola pública. Nunca tive condições de investir em escolas particulares e não teria agora para pagar as mensalidades da faculdade. Graças a Deus, poderei realizar meu sonho de ser advogada”, disse. Durante a cerimônia de adesão ao programa, ela também foi convidada para uma vaga de estágio no Sesc Goiás. 

Calouro no curso de medicina veterinária, Pedro Bartolomeu da Costa falou da vantagem de receber a bolsa do ProBem desde o primeiro semestre do curso. “Sei que essa é uma novidade recente do ProBem. Se eu tivesse que esperar seis meses para conseguir a bolsa, jamais entraria na faculdade”, declara o estudante de 19 anos, morador de Trindade.

ProBem
O programa usa um banco de dados nacional, o CadÚnico, para identificar as famílias mais vulneráveis do Estado. Atualmente, a iniciativa beneficia estudantes de 228 municípios goianos. São 70 cursos diferentes em 95 Instituições de Ensino Superior (IES). “Acolher esses quatro mil novos bolsistas hoje é dar a eles e a suas famílias uma esperança renovada”, frisa Adryana Melo Caiado, diretora-geral da OVG. 

O ProBem promove a integração ao mundo do trabalho por meio do Banco de Oportunidades, com oferta de cursos e estágios ligados à área de formação do bolsista e participação em projetos sociais e iniciativas humanitárias, como a doação de sangue. Só no primeiro semestre deste ano, foram 9 mil doações realizadas em parceria com 22 Bancos de Sangue. A iniciativa também oferece acompanhamento integral à família dos bolsistas mais vulneráveis, por meio de uma rede socioassistencial.

A diretora de Programa Especiais da OVG, Rúbia Prado, explica que “além de contribuir para o desenvolvimento profissional do estudante, esse bônus à formação do bolsista contribui com o ingresso no mercado de trabalho, após a formatura, e favorece a geração de renda, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social tanto da família quanto do nosso Estado”.

Participaram da cerimônia de assinatura do Termo de Adesão os secretários estaduais Wellington Matos de Lima (Desenvolvimento Social), Joel Sant'Anna Braga Filho (Indústria, Comércio e Serviços) e Sandro Batista (Saúde); o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás, Jorge Jesus; o presidente do Grupo Novo Mundo, José Guimarães; e o diretor regional do Sesc Senac Goiás, Leopoldo da Veiga Jardim. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.