12/08/2022 às 23h15min - Atualizada em 13/08/2022 às 00h01min

Brasileiros fazem trabalhos manuais para ganhar a vida e manter a saúde em dia

O Globo Repórter de sexta-feira (12) conta histórias de pessoas que descobriram o poder dos trabalhos manuais e mostrou que o poder das mãos vai muito além do tato.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/08/12/brasileiros-fazem-trabalhos-manuais-para-ganhar-a-vida-e-manter-a-saude-em-dia.ghtml

O Globo Repórter de sexta-feira (12) conta histórias de pessoas que descobriram o poder dos trabalhos manuais e mostrou que o poder das mãos vai muito além do tato. Inteligência das mãos
Globo Repórter/ Reprodução
Elas são as ferramentas da evolução humana. Em milhares de anos, aprenderam a caçar, plantar, construir, escrever, digitar. O poder das mãos vai muito além do tato. O Globo Repórter de sexta-feira (12) contou histórias de brasileiros que descobriram o poder dos trabalhos manuais.

Como as rendeiras da Aldeia de Carapicuíba, construída pelos jesuítas no século XVI e que fica na Grande São Paulo. Mulheres de vários cantos do Brasil fazem parte do projeto Rendeiras da Aldeia. Lá, multiplicam a tradição manual da renda renascença. O que foi semeado para levantar a autoestima, virou profissão.
Sandra Annenberg fala da paixão pelo tricô e mostra peças feitas por ela
Rendeira aprende a ler e escrever aos 35 anos: ‘Família falava que menina que fosse para a escola ia aprender o que não presta’
Sandra Annenberg com as rendeiras do projeto Rendeiras da Aldeia
Globo Repórter/ Reprodução
Sandra Annenberg conversou com outros profissionais que usam as mãos – e que resistem ao tempo. O joalheiro Rodrigo Silva foi o primeiro brasileiro a conquistar o ouro na categoria joalheria na maior competição de educação profissional do mundo. Nas oficinas do Senai, ele ensina a criar e a lapidar peças que podem ser reproduzidas em larga escala.
“A minha maior vocação é inspirar pessoas. Eu tenho muito orgulho. O ofício da joalheira, modéstia à parte, é encantador”, afirma Rodrigo.
O joalheiro Rodrigo Silva foi o primeiro brasileiro a conquistar o ouro na categoria joalheria na maior competição de educação profissional do mundo
Globo Repórter/ Reprodução
Já Rosie Mankato é a primeira mulher a se formar em um curso superior de luteria em guitarra elétrica. Ela, que se formou em 2016, já criou três baixos e 13 guitarras - e tem mais seis saindo do forno.
O curso de tecnologia em luteria, na Universidade Federal do Paraná, é o único curso superior desse tipo no Brasil e exige conhecimentos de química, física e desenho técnico, por exemplo.
“O nosso curso é difícil porque exige bastante habilidade manual”, diz o professor Rodrigo Mateus.
Rosie Mankato é a primeira mulher a se formar em um curso superior de luteria em guitarra elétrica
Globo Repórter/ Reprodução
A caligrafia é a escrita de linhas perfeitas, uma técnica milenar que tenta resistir ao avanço do mundo digital. Valéria Fabiano é calígrafa há 18 anos. Ela chega a fazer 40 convites de casamento por hora.
“A diferença de um trabalho artístico feito à mão é que você imprime sentimento naquilo ali que você está escrevendo. Então, é a tua alma que está indo ali junto com aquele traçado, daquela escrita”, afirma.
Valéria Fabiano é calígrafa há 18 anos. Ela chega a fazer 40 convites de casamento por hora
Globo Repórter/ Reprodução
Saúde e qualidade de vida
Trabalhos manuais podem ajudar, por exemplo, a manter a qualidade de vida de quem sofre com a depressão ou com a Doença de Parkinson, por exemplo. O tremor de repouso pode ser um dos sintomas do Parkinson, doença degenerativa que atinge o sistema nervoso, e mexer com as mãos é fundamental para manter a qualidade de vida.
Cerâmica é uma terapia poderosa contra o estresse
“O cérebro quer que você mantenha uma tarefa repetitiva para ele manter o engajamento neuronal naquele movimento. Então manter o hábito, por exemplo, de caminhar associado a hábitos manuais para quem tem Parkinson é fundamental”, explica o neurologista Rubens Cury.
Trabalhos manuais podem ajudar, por exemplo, a manter a qualidade de vida de quem sofre com a depressão ou com a Doença de Parkinson
Globo Repórter/ Reprodução
Já a cerâmica é uma terapia poderosa contra o estresse, afirma o neurologista Geraldo Castelar: “A cerâmica é uma ótima maneira de fazer com que a pessoa trabalhe a destreza, a musculatura, e desde que esse trabalho não desencadeie dor é uma excelente maneira de manter as mãos funcionais”.
Segundo o terapeuta ocupacional Fernando Pontes, brincar é a melhor receita para estimular o desenvolvimento motor.
“A gente tem que tentar oferecer talvez uma divisão com o limite entre o mundo digital e o mundo onde ela explore o potencial motor dela”, explica.
A cerâmica é uma terapia poderosa contra o estresse
Globo Repórter/ Reprodução

Fonte: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/08/12/brasileiros-fazem-trabalhos-manuais-para-ganhar-a-vida-e-manter-a-saude-em-dia.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.