15/08/2022 às 17h15min - Atualizada em 15/08/2022 às 17h15min

Governador Ronaldo Caiado participa de missa na Romaria de Muquém

Peregrinação religiosa mais antiga do Estado voltou a ser realizada após a pandemia de Covid-19 e deve somar 400 mil romeiros ao final de 11 dias de programação.

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta segunda-feira (15/08), da Missa Solene da Padroeira de Goiás, no Santuário Nossa Senhora d’Abadia de Muquém, distrito de Niquelândia. A celebração integra as comemorações da Romaria de Muquém, considerada a peregrinação religiosa mais antiga de Goiás. O evento começou no último dia 5 de agosto e termina nesta terça-feira (16/08).

Ligado às tradições goianas, o governador Ronaldo Caiado dividiu o Santuário com cerca de 12 mil fiéis que acompanharam a celebração religiosa. “É a mais antiga romaria do Estado de Goiás. São 274 anos de história e isso mostra a fé do nosso povo”, enalteceu Caiado. “Eu venho para agradecer a intercessão de Nossa Senhora para que eu pudesse atravessar as dificuldades”, completou. 

Os fiéis que percorrem os 45 quilômetros do tradicional “Caminho dos Romeiros”, às margens da GO-237, em Niquelândia, contam com atendimentos do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Gabinete de Políticas Sociais (GPS). Instalado no quilômetro 30, o centro distribui lanches e presta atendimento médico, com capacidade para receber cerca de 50 mil pessoas durante o evento.

Retorno
“Uma das características da romaria de Muquém neste ano é a gratidão”, destacou o reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora D’Abadia do Muquém, padre Aldemir Franzin. Ele lembrou os dois anos sem a presença dos fiéis, em decorrência da pandemia de covid-19. Em alusão ao momento de retomada, o tema da festividade neste ano é “Maria acompanha meu regresso à Romaria”. 

Participaram também da celebração o senador Luiz do Carmo, os deputados federais Delegado Waldir e Francisco Júnior; o ex-deputado federal Daniel Vilela; os prefeitos Fernando Carneiro (Niquelândia) e outras autoridades. Segundo a Igreja, o público total da romaria deve chegar a 400 mil pessoas durante os 11 dias de festa.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.