29/08/2022 às 10h35min - Atualizada em 29/08/2022 às 10h35min

Estudantes goianos finalizam preparação para Jogos da Juventude 2022

A partir desta terça-feira (30/08), alunos que vão representar Goiás na competição nacional se reúnem em Goiânia para última etapa de preparação. Jogos serão realizados em Aracajú, Sergipe, em setembro

A delegação de estudantes-atletas que representarão Goiás nos Jogos da Juventude 2022, entre os dias 2 e 17 de setembro, em Aracajú (SE), se reúne em Goiânia a partir desta terça-feira (30/08). Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o momento chamado de Camping consiste na fase final de preparação para a competição, com ênfase em orientações técnicas e táticas.

O Time Goiás é composto por cerca de 200 integrantes, entre alunos, técnicos e dirigentes. A maioria dos participantes é formada por estudantes da rede pública estadual de ensino. Serão disputadas 16 modalidades, entre elas basquete, handebol, vôlei, futsal, atletismo, ciclismo, judô, natação, vôlei de praia, ginástica artística e luta livre.

O Camping terá início com as equipes de atletismo, badminton, natação, tênis de mesa e vôlei de praia, que abrirão o calendário de competições nos Jogos da Juventude. Serão ministradas palestras sobre nutrição, psicologia do esporte, motivacional e socioemocional, orientações técnicas, direito esportivo e outros temas.

“O camping oferece uma preparação prévia para essa missão nacional, cujo foco é a competição e o melhor desempenho dos nossos atletas. Além de verificarmos as questões técnicas e táticas, nós iremos abordar assuntos como bullying, xenofobia e preconceito”, destaca o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, Marco Maia.

Do camping, em Goiânia, a delegação seguirá para Aracajú. A organização conta com o apoio do Colégio Estadual Lyceu de Goiânia, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Clube SESI Ferreira Pacheco e da Praia dos Boni. Os membros da delegação goiana venceram os Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEGs), encerrados no início de agosto.

Inclusão no esporte
A estudante Cauany Chaves Brandão, 15 anos, da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges, da regional de Rubiataba, irá competir na modalidade luta livre (wrestling). Aluna da etnia tapuia, Cauany conta que suas primeiras participações em competições foram no atletismo. Porém, foi na luta olímpica que encontrou maior afinidade e, consequentemente, melhor desempenho.

“A luta na aldeia é um estilo cultural, em que a única regra é derrubar e segurar o seu oponente com golpes de rasteira, puxando de lado, levantando para cima e jogando no chão”, detalha. Ela conta ainda que tem recebido apoio do professor de Educação Física e da família. “Estou muito animada para o nacional, venho treinando com meu pai e meu irmão. É tudo muito novo pra mim, mas venho esforçando o máximo que posso para trazer a medalha de primeiro lugar”, afirma Cauany.

Jogos da Juventude
Os Jogos da Juventude 2022 voltam ao calendário esportivo após dois anos de suspensão por causa da pandemia de Covid-19. A expectativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é de que 4 mil atletas, de até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o País, participem da competição. No total, mais de 6 mil pessoas estarão envolvidas no evento.

Programação
Confira a programação das palestras e dos espaços esportivos dos treinos técnicos/táticos, do Grupo 01 do Camping do Governo de Goiás – Modalidades: Atletismo, Badminton, Natação, Tênis de Mesa e Vôlei de Praia:

Palestras
30/08
17h: Palestra sobre Psicologia do Esporte
18h: Palestra com OAB sobre Direito Esportivo

31/08
17h: Palestra Educação Nutricional: A importância da alimentação e hidratação durante a participação do atleta em competição esportiva
18h: Palestra Motivacional e Socioemocional
Local: Hotel Serras de Goyaz
Espaços Esportivos: 31/08
Atletismo/Badminton – Universidade Federal de Goiás
Natação – Clube Ferreira Pacheco
Tênis de Mesa – Lyceu de Goiânia
Vôlei de Praia – Praia dos Boni (Jaó)
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.