12/09/2022 às 15h49min - Atualizada em 12/09/2022 às 15h49min

Agricultura familiar de Goiás será destaque na SuperAgos

Maior evento de supermercados do Centro-Oeste, a feira deve receber mais de 15 mil pessoas durante três dias, em Goiânia. Pequenos agricultores beneficiados com ações do Governo de Goiás vão poder expor seus produtos

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participam, entre os dias 13 e 15 de setembro, da 19ª edição da SuperAgos 2022. As entidades convidaram agricultores familiares, que são beneficiados com ações do Governo de Goiás, a levarem seus produtos para exposição no evento realizado no Centro de Convenções de Goiânia. O objetivo é mostrar o potencial da agricultura familiar e a importância do segmento para a economia do Estado. 


A SuperAgos 2022 ocorrerá das 16h às 23h e é uma feira anual de negócios e relacionamento entre indústrias, atacadistas, distribuidores e prestadores de serviços com grandes nomes dos mercados. Considerada o maior evento para supermercados e panificadoras da Região Centro-Oeste, a feira será retomada com a parceria da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), após dois anos suspensa devido à pandemia da Covid-19.

“A feira SuperAgos é uma grande vitrine aos varejistas do Estado, abrindo portas para que ainda mais produtores familiares negociem seus produtos com supermercadistas, reforçando a qualidade e capacidade produtiva deste setor”, analisa Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater, ao reforçar o papel da agência de assistência técnica e extensão rural em capacitar e orientar agricultores familiares goianos para que eles consigam levar seus produtos para além das fronteiras de suas propriedades.

Participarão os produtores Marineide Araújo Rodrigues e Amilton Bernardes Rodrigues, da indústria Polpas MA, do município de Petrolina, que oferecerá degustação de sucos; Ihasminy Teixeira, Elza de Jesus, Márcia Santos e Tatielly Pinheiro, da Associação dos Agricultores familiares de Bela Vista de Goiás (Afabev), comercializando bananas; e Mariana Albernaz Mesquita Badauy que cultiva e comercializa tomates-cereja no Sítio Videira, em Bela Vista de Goiás.

“A agricultura familiar envolve várias cadeias produtivas e beneficia diferentes segmentos da nossa economia. Os próprios supermercados dependem, direta e indiretamente, de itens que são produzidos por pequenos produtores. Ao levar esse público para dentro de um evento de grande porte, como a SuperAgos, é possível mostrar para a sociedade quem produz o alimento que chega à mesa da população”, enfatiza o superintendente em exercício de Produção Rural Sustentável da Seapa, Ricardo Carneiro.

Segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70% dos alimentos consumidos pela população são produzidos por agricultores familiares e 74% da mão de obra empregada no campo é proveniente desse segmento rural. O Brasil é ainda o 8º maior produtor de alimentos do mundo, considerando apenas a agricultura familiar.

R$ 70mi em negócios
O presidente da Associação Goiana dos Supermercados (Agos), entidade promotora da SuperAgos, Gilberto Soares da Silva, destaca que a expectativa é movimentar cerca de R$ 70 milhões em negócios durante os três dias de evento, que contará com 120 estandes. “Teremos várias novidades de tecnologia e de equipamentos para os supermercadistas poderem inovar em suas lojas, e assim oferecer mais conforto aos seus clientes”, afirma.

Para participar da feira e dos cursos de capacitação que serão oferecidos, basta se inscrever pelo site superagos.com.br. O cadastro de inscrição exige CPF, dados da empresa, função que exerce e dados pessoais. Não será permitida a entrada de menores de 16 anos, mesmo se acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Serviço
Assunto: Seapa e Emater levam agricultores familiares à SuperAgos 2022
Quando: Terça-feira (13/09) a quinta-feira (15/09), das 16h às 23h
Onde: Centro de Convenções de Goiânia. Rua 4, nº 1400, Setor Central. Goiânia
Inscrições: www.superagos.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.