03/10/2022 às 12h32min - Atualizada em 03/10/2022 às 12h32min

Prefeitura de Goiânia monta força-tarefa para retirar lixo eleitoral em mais de 350 pontos da capital, nesta segunda-feira (03/10)

Atividade de limpeza foi iniciada no sábado (1º/10), em todas as regiões da capital. Estimativa da Comurg aponta redução de até 40% de propaganda eleitoral em vias públicas. Descarte é considerado crime ambiental, com prejuízos à população, como entupimento de bueiros

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), inicia a segunda-feira (03/10) com força-tarefa para execução de serviços de limpeza de 356 pontos para retirada de lixo eleitoral.


Bairros como Jardim Curitiba, Novo Horizonte, Parque Atheneu, Condomínio das Esmeraldas e Pedro Ludovico estão entre os setores com maior quantidade de propaganda descartada em calçadas de ruas e avenidas, neste domingo (02/10).

Segundo o presidente da Comurg, Alisson Borges, as equipes usam vassouras e sopradores para recolher os papéis do chão. “Em alguns casos, eles grudam nas calçadas e asfalto, o que dificulta a retirada desse material", afirma.

A Comurg estima que a limpeza de todo material será concluída essa semana. Ainda assim, a Companhia acredita que o volume de lixo eleitoral retirado será de até 40% menor do que em eleições anteriores. 

Alisson Borges avalia que houve mais consciência dos candidatos e seus apoiadores, em função da legislação eleitoral que prevê punições a quem jogar santinhos no dia da eleição.

Prevenção
A limpeza nas proximidades dos colégios eleitorais começou na madrugada de sábado (1º/10), e prosseguiu no domingo de eleição. Um cronograma especial foi montado para evitar o acúmulo de resíduos descartados clandestinamente nas ruas, durante toda a semana.

Entre os materiais de propaganda espalhados pelo chão, os servidores da Comurg retiram santinhos, folhetos, revistas e até bandeiras.

O descarte desse tipo de lixo é considerado crime ambiental, com diversos prejuízos à população, como o entupimento de bueiros, e ao deixar ruas e avenidas escorregadias, o que pode ocasionar quedas de transeuntes, em especial idosos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.