07/10/2022 às 19h03min - Atualizada em 07/10/2022 às 19h03min

Comércio de veículos, motocicletas e peças cresce pelo 19º mês seguido em Goiás

Segmento aumentou as vendas em 1,7% e contribui para a estabilidade do comércio varejista goiano em agosto deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (07/10) revela que Goiás obteve, em agosto, crescimento de 1,7% no comércio de veículos, motocicletas e peças em relação ao mesmo mês de 2021. Esse é o 19º mês consecutivo de alta no segmento, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). 

Outro segmento que também apresentou bom desempenho no período foi o de venda de livros, jornais, revistas e papelaria (21,5%). Na sequência, estão combustíveis e lubrificantes (17,6%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (9,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,4%) e móveis e eletrodomésticos (3,1%).


Por outro lado, tiveram queda: tecidos, vestuário e calçados (-9,0%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-7,03%) e artigos de uso pessoal e doméstico (-3,1%). Com os resultados, o comércio varejista goiano se manteve estável no mês de agosto em comparação ao mesmo período de 2021. 

“O comércio varejista possui importante papel na economia goiana, gerando emprego e renda para milhares de famílias. A pesquisa mostra que nossas vendas são diversificadas e que a economia goiana tem se fortalecido, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo de 2020 e 2021 ”, explica o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC Goiás), Joel Sant’anna Braga Filho.

Saiba mais
A PMC acompanha o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas. No cenário nacional, em agosto de 2022, o volume de vendas no comércio varejista brasileiro variou - 0,1% frente a julho, na série com ajuste sazonal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.