12/10/2022 às 23h12min - Atualizada em 13/10/2022 às 00h01min

Mais de mil corredores participam do TEM Running no feriado desta quarta-feira em Sorocaba

Com três opções de trajetos este ano, sendo de cinco, dez ou 21 quilômetros, os corredores chegaram cedo no parque. Além disso, mais de 150 crianças também puderam participar com a Corrida Kids.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2022/10/12/mais-de-mil-corredores-participam-do-tem-running-no-feriado-desta-quarta-feira-em-sorocaba.ghtml

Com três opções de trajetos este ano, sendo de cinco, dez ou 21 quilômetros, os corredores chegaram cedo no parque. Além disso, mais de 150 crianças também puderam participar com a Corrida Kids. Mais de 1.300 corredores participam do TEM Running no feriado desta quarta-feira em Sorocaba
Talissa Medeiros/g1
O Dia das Crianças foi muito especial para mais de 1.300 corredores do TEM Running 2022, em Sorocaba (SP). O evento promovido pela TV TEM e pelo TEM+ foi realizado nesta quarta-feira (12), no Parque das Águas, localizado no Jardim Abaeté.
Com três opções de trajetos este ano, sendo de cinco, dez ou 21 quilômetros, os corredores chegaram cedo no parque. Além disso, mais de 150 crianças também puderam participar com a Corrida Kids. Confira como foi o percurso de cada um deles:
5 km: a largada é pelo Parque das Águas, depois passa pela Ponte Jornalista Fernando de Luca Neto. Na sequência, segue pela Avenida 15 de Agosto, faz o retorno para a Rua João Ribeiro de Barros e termina no Parque das Águas.
10 km: a largada é pelo Parque das Águas, faz o retorno na Rua Francisco X. de Barros, segue em direção à Avenida Dom Aguirre, depois retorna pela Rua Maria Cinto Biaggi. Em seguida, entra na Avenida Dom Aguirre de novo, passa pela Ponte Jornalista Fernando de Luca Neto e entra na Avenida 15 de Agosto. Depois, há o retorno pela Rua João Ribeiro de Barros até a chegada.
21 km: é o mesmo trajeto feito na opção de dez quilômetros, mas são duas voltas no mesmo percurso.
Mais de 1.300 corredores participam do TEM Running no feriado desta quarta-feira em Sorocaba
Talissa Medeiros/g1
Após dois anos parados por conta da pandemia, a gerente de experiências TEM+, Fábia Leite, conta que o projeto voltou com tudo e teve até um recorde de inscrições.
“Olha, superou as expectativas. A gente, lógico, estava um pouco cauteloso, até para lançar o projeto por causa do cenário da pandemia. Mas agora, eu acho que tudo voltando a normalidade, o TEM Running veio com novidades. Então, a gente está muito feliz. Tivemos muitos inscritos, por ser o Dia das crianças, um feriado. Então, a gente vai ter mais de 150 crianças correndo. Foi muito legal e mais de mil atletas. A corrida realmente veio para um novo espaço também, está no Parque das Águas, com esse trajeto de 21 quilômetros, da meia maratona. É muita novidade."
As provas foram voltadas para as modalidades masculina e feminina, e com corrida kids. Também havia quatro pontos para hidratação e uma ambulância acompanhando o último participante até a linha de chegada. Além das corridas, havia uma praça de alimentação, áreas de massagens e stand para fotos.
Corrida Kids
Mais de 1.300 corredores participam do TEM Running no feriado desta quarta-feira em Sorocaba
Talissa Medeiros/g1
Para celebrar este dia especial para as crianças, todos tiveram a oportunidade de sentir a adrenalina de uma mini maratona. Mais de 150 corredores de dois a 10 anos estavam no Parque das Águas para a largada que foi às 16h.
O Antônio Silva estava no local com 11 crianças. Todas elas são de um projeto social, do bairro Habiteto, chamado Atleta Cidadão, que já existe há mais de 16 anos. Feliz com mais uma participação dos pequenos, ele acredita que o esporte é um dos melhores caminhos para tirar as crianças da rua.
"Isso é pra tirar as crianças da rua, trazer para o esporte e eu também levo eles nas corridas, inclusive, todas as edições do TEM Running. Geralmente, a gente treina duas ou três vezes por semana, sempre integrando e levando para o esporte.
Mais de 1.300 corredores participam do TEM Running no feriado desta quarta-feira em Sorocaba
Talissa Medeiros/g1
Antes da largada, todos os participantes tiveram um aquecimento com a equipe vestida de super-heróis. As corridas foram divididas em quatro momentos. Primeiro foram as crianças de dois a quatro anos e logo depois de quatro a seis anos. Os pequenos de sete e oito anos e de nove e dez anos, foram divididos entre os meninos e as meninas.
A Naissa Arcanjo, de oito anos, foi a primeira a chegar na categoria dela. Animada após o término da corrida, ela comemora feliz a conquista.
"Foi muito bom. A parte mais difícil foi na hora da saída, que a menina estava na minha frente. Mas eu consegui passar ela."
Olivia Campos, de dois anos e meio, participou do TEM Running em Sorocaba
Talissa Medeiros/g1
Alegria também para a mãe da Olivia Campos, que tem dois anos e meio. Essa foi a segunda vez que a Adriana colocou a filha para participar e ficou contente de ver a pequena correndo.
"Ela adorou. Eu pratico esportes e ela acaba vendo, acaba convivendo e gostando. É importante para pegar gosto do que é bom e saudável, porque esporte é vida."
Mais de 1.300 corredores participam do TEM Running no feriado desta quarta-feira em Sorocaba
Talissa Medeiros/g1
Quem também gostou da tarde desta quarta-feira (12) foi o Estevão Teixeira Garcia. Mesmo não tendo treinado para a corrida, ele se divertiu.
"A parte da curva foi difícil. Em linha reta eu até que sou bom, mas na curva foi onde eu perdi a liderança. A liderança de quinto lugar", conta rindo.
Corrida dos adultos
Mais de 1.300 corredores participam do TEM Running no feriado desta quarta-feira em Sorocaba
Talissa Medeiros/g1
Antes de dar a largada na categoria dos adulto, todos os mais de mil participantes fizeram um alongamento. Os primeiros a se posicionarem no asfalto, foram os competidores PCDs. O Mario Teixeira, que é um dos responsáveis pelo grupo de inclusão Galera Empresta, estava no evento com 17 pessoas com deficiência e 30 voluntários. O objetivo deles é compartilhar a convivência com todas as pessoas, sem ver as diferenças, quebrando a barreira da deficiência.
"Nós temos encontro todos os domingos no Parque das Águas. A transformação deles é imensa. Eles sentem o pertencimento, de fazer parte de um grupo. Melhora o comportamento cognitivo, a disciplina. Para a saúde é ótimo", conta.
Pai da Naissa, que correu na categoria kids, também estava participando do TEM Running
Talissa Medeiros/g1
Naissa correu na categoria kids. Seu pai também estava participando do TEM Running. O Henrique de Almeida aproveitou o dia com os filhos e ainda pôde colocar em prática o que mais ama, p esporte.
"Hoje, eu vim como corredor pipoca, que vai correndo atrás dos demais. Eu quero acompanhar e incentivar as crianças, mesmo, que eu acho que é um papel primordial, que tem que estar incentivando para as coisas boas", explica.
Premiação
Mais de 1.300 corredores participam do TEM Running no feriado desta quarta-feira em Sorocaba
Talissa Medeiros/g1
A largada dos adulto foi dada às 17h. Com apenas 18 minutos de prova, o Luiz Cardoso, de 35 anos, foi o primeiro a completar a prova dos 5 quilômetros masculino. Ele contou que é tetracampeão da corrida do TEM Running nessa categoria.
"Quando entrou a pandemia eu parei, continuei pedalando todos os dias. Quando me falaram da prova eu falei que ia voltar aí. Estava com um desconforto no joelho, mas eu dei o meu melhor. Fiz a prova que eu nunca fiz. Eu corri uma prova estratégica e estou muito feliz", conta.
A ganhadora dos 21 quilômetros, Carolina da Silva, de 41 anos, se emocionou de participar mais uma vez da corrida. Ela conta que não parou de treinar e está vindo de um ciclo de maratonas desde o começo do ano.
"Eu acho que o mais difícil é manter, não é construir. Estou tão feliz, nem imaginava ganhar. Eu vim me divertir. Correr é um prazer, é atividade física, é estar aqui com meus amigos."
O grande destaque do dia foi o ganhador dos 21 quilômetros na categoria masculina. Pascoal Santos, de 42 anos, contou que corre há mais de 20 anos e já teve vários títulos.
"Foi uma preparação muito intensa, mais 30 dias para chegar aqui e tentar bater meu recorde pessoal. Infelizmente, não consegui, mas, de qualquer forma, toda a equipe está de parabéns, porque foi um grande evento."
Confira a lista dos cinco ganhadores da categoria 5KM masculino: 
1º lugar: Luiz Reinaldo Nunes Cardoso / Tempo: 18:04
2º lugar: Adilson Lopes das Neves / Tempo: 18:12
3º lugar: Ailson Lopes das Neves / Tempo: 18:35
4º lugar: Anisio Rodrigues de Antonio Filho / Tempo: 18:54
5º lugar: Vicente Antonio Silva Filho / Tempo: 19:17
Confira a lista dos cinco ganhadores da categoria 5KM feminino: 
1º lugar: Leticia Ferreira Dainese / Tempo: 24:31
2º lugar: Marilza do Nascimento / Tempo: 25:16
3º lugar: Edivania Cipriano Pinto / Tempo: 25:26
4º lugar: Romilda Rocha dos Santos / Tempo: 25:52
5º lugar: Priscila Bertoncello Sbrissa / Tempo: 26:43
Confira a lista dos cinco ganhadores da categoria 10KM masculino:
1º lugar: Emerson Calcagno Paschoa / Tempo: 34:01
2º lugar: Robnilson Ribeiro / Tempo: 36:39
3º lugar: Liosmario Gedroz Araujo / Tempo: 36:41
4º lugar: Vitor Ferraz / Tempo: 36:43
5º lugar: Robson Grill / Tempo: 37:58
Confira a lista dos cinco ganhadores da categoria 10KM feminino:
1º lugar: Nilva Pereira da Silva Nunes / Tempo: 38:59
2º lugar: Ana Paula / Tempo: 47:57
3º lugar: Rita de Cassia Almeida Prata Capelari / Tempo: 48:04
4º lugar: Raquel Barreto de Oliveira / Tempo: 48:58
5º lugar: Camila Bonaldi da Silveira / Tempo: 49:12
Confira a lista dos cinco ganhadores da categoria 21KM masculino:
1º lugar: Pascoal de Jesus Santos / Tempo: 1:15:00
2º lugar: Claudionir Amaro / Tempo: 1:17:31
3º lugar: Walter Campos / Tempo: 1:18:04
4º lugar: Donizete Fernando de Oliveira / Tempo: 1:21:50
5º lugar: Jose Felipe / Tempo: 1:22:52
Confira a lista dos cinco ganhadores da categoria 21KM feminino:
1º lugar: Carolina da Silva / Tempo: 1:34:40
2º lugar: Jeane Silva / Tempo: 1:40:59
3º lugar: Valdenice da Silva Matos / Tempo: 1:41:32
4º lugar: Daniela Fatima do Nascimento Pedro / Tempo: 1:47:28
5º lugar: Cristiane Sousa Leite de Oliveira / Tempo: 1:49:42
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2022/10/12/mais-de-mil-corredores-participam-do-tem-running-no-feriado-desta-quarta-feira-em-sorocaba.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.