20/10/2022 às 11h57min - Atualizada em 20/10/2022 às 11h57min

Festival Arte Educativo de Goiás reúne bandas e fanfarras em Goiânia

37 bandas e fanfarras de escolas da rede pública estadual de educação participaram da competição que, neste ano, homenageou o maestro Lanza

O Ginásio Goiânia Arena, em Goiânia, foi palco do Festival Arte Educativo de Goiás (Faego 2022) – Categoria Bandas e Fanfarras. Ao todo, 37 bandas e fanfarras de escolas da rede pública estadual de Educação participaram da competição nestas terça e quarta-feira (18 e 19/10). Neste ano, o homenageado foi o maestro Lanza.

O Faego é uma ação formativa, artística e cultural desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação e do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. O festival contempla quatro áreas (artes visuais, dança, teatro e música), sendo que as bandas estão dentro da categoria música instrumental.

Durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (19/10), a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, acompanhou a apresentação das bandas nesta fase estadual da competição. Na ocasião, ela destacou a relevância de atividades de cunho arte educativo para o desenvolvimento integral das crianças e jovens da rede estadual de ensino.

“É através da arte que as pessoas se manifestam”, declarou a secretária, citando que, em algumas áreas do conhecimento, instrumentos artísticos como, por exemplo, o desenho, são utilizados para a análise de sentimentos e desejos dos indivíduos.

Já o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Marco Antônio Maia, enalteceu o papel que atividades como essa têm ao estabelecer o vínculo entre o aluno e a escola. “É como uma busca ativa inversa, porque, fazendo com que as crianças participem desse programa, cria-se uma identificação maior com a escola. Isso faz com que essas crianças permaneçam na escola”, destacou.

Troféu Maestro Lanza
Nesta edição, o troféu do Faego 2022-Categoria Bandas e Fanfarras homenageia o maestro Antônio Marques Bueno, também conhecido como maestro Lanza. Nome consagrado no cenário de bandas e fanfarras goianas, maestro Lanza foi aluno e professor de bandas musicais e marciais do Estado, tendo passado pelas corporações musicais dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) Professor Pedro Gomes e Presidente Castello Branco; do Colégio Estadual Olavo Bilac e do CEPMG Professor José dos Reis Mendes.

“O maestro Lanza foi um maestro muito cuidadoso, respeitoso, amoroso com as bandas e com os alunos. E ele tem hoje, dentro desse ginásio, muitos discípulos, sendo que quase todos os nossos professores passaram pela experiência de ser aluno do maestro. Esse discipulado já está na terceira geração, nós já temos professores que foram alunos dos alunos do maestro Lanza”, ressaltou a gerente de Arte e Educação da Seduc, Luz Marina de Alcântara.

Entrega de uniformes
A cerimônia realizada nesta quarta-feira (19/10) também marcou o anúncio da entrega de uniformes para componentes das bandas e fanfarras de escolas da rede estadual. “É a primeira vez que o Estado compra uniforme de bandas e fanfarras. Antes a escola tinha que fazer o seu próprio uniforme. Em 2023, queremos que vocês comecem as aulas com esses uniformes já entregues nas escolas”, destacou a secretária Fátima Gavioli.

A novidade é completar uma ação iniciada em 2019, cujo objetivo é melhorar a estrutura das agremiações musicais. À época, 765 itens, incluindo instrumentos musicais de sopro e percussão, foram adquiridos e distribuídos a unidades educacionais selecionadas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.