25/10/2022 às 19h01min - Atualizada em 25/10/2022 às 19h01min

Prefeitura de Goiânia promove 10º FestCine com oficinas de cinema e exibição de filmes, de 26 a 29 de outubro

Festival de cinema é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secul), com programação gratuita. Oficinas acontecerão na Biblioteca Marieta Teles, Praça Universitária, e os curtas serão exibidos no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, Jardim Goiás
 
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove a décima edição do festival de cinema FestCine, que terá a primeira edição do CineLab. O evento acontece de 26 a 29 de outubro, no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro. A abertura oficial será nesta quarta-feira (26/10), às 19h. Serão oferecidas cinco oficinas abertas ao público, e exibição de 12 curtas-metragem.
 
As oficinas integram o 1º CineLab, parte do evento que será realizada na Biblioteca Marieta Telles Machado, localizada na Praça Universitária, nos mesmos dias do FestCine, e tem a missão de aprofundar reflexão sobre os rumos do cinema nacional, com o foco na cidade de Goiânia, além de descobrir novos talentos. 

Em formato inédito e inclusivo, o evento terá a participação de experientes profissionais de cinema da cidade. A entrada é gratuita todos os dias. “Em poucos dias, fizemos festivais de teatro, música, humor, dança, e agora chegou a vez do cinema. “A Secult se empenha para levar arte em todas as suas formas ao alcance de todos. No FestCine 2022, temos filmes com temáticas sociais, e são grandes produções locais. Mais uma vez, temos o reconhecimento dos talentos e artistas que se dedicam tanto ao fazer da cultura em Goiânia. Estão todos convidados a prestigiar o FestCine", pontua o secretário de Cultura, Zander Fábio. 
 
Confira a programação:

26/10 – 19h às 22h – Abertura Oficial
- O Tamanho da Pedra (Ficção, 15 minutos, 2018), Direção Hélio Fróes
Dois agrimensores ficam isolados em um deserto no Cerrado, quando o carro da empresa quebra. Enquanto esperam socorro, continuam trabalhando.

- Tronco Partido (Ficção, 29 minutos, 2020), Direção Isaac Brum
Dois irmãos vivem os ritos de passagem da adolescência em uma pequena cidade histórica no interior de Goiás.

- O Artista Invisível (Documentário, 18 minutos, 2022), Direção Ângelo Lima
Um artista. Uma cidade. No seu dia a dia, Manoel Santos caminha com sua vassoura limpando a cidade. O tempo é curto para criar suas artes em pintura. Trabalho dobrado. Quase ninguém consegue ver o Artista que está na rua. Com uma obra forte, ele consegue furar um bloqueio da sua invisibilidade.

Exibição seguida de debate com os realizadores e mediação de Rony Guilherme Deus.
 
27/10 – 19h30 às 22h
- A Falta Dela (Ficção, 15 minutos, 2019) Direção Joyci Viegas
Um dia na vida de Bethânia, uma professora de uma escola pública do Centro da cidade de Goiânia.

- Rio Das Almas e Negras Memórias (Documentário, 20 minutos, 2019), Direção Taize Inácia e Thaynara Rezende
Baseado em histórias reais sobre memórias dos negros escravizados às margens do Rio das Almas, um musical preto que fabula sobre o processo mais violento por que nós, pessoas negras, já fomos acometidas. Através da força da dança e das manifestações culturais afro-brasileiras, uma retratação do trauma e das memórias furtadas da escravização.

- Nata (Ficção, 7 minutos, 2020), Direção Erik Ely (convidado)
Em uma noite de Natal, duas crianças decidem brincar com um tabuleiro ouija. Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança. por isso, é bom ficarmos próximos daqueles que amamos.

- Sujas de Carmim (Ficção, 15minutos, 2022), Direção Silvana Beline
Sujas de Carmim retrata a vida de duas mulheres de classes sociais, raças e opressões distintas, que têm em comum a paixão por um cantor brega. Uma do Sul e outra do Centro-Oeste do país, ao saberem da morte do cantor, vivem uma saga até Minas Gerais para lhe prestarem as últimas homenagens.

Exibição seguida de debate com os realizadores e mediação de Geórgia Cynara.
 
28/10 – 19h30 às 22h
- Hawalari (Ficção, 15 minutos, 2021), Direção Cássio Domingos
Final do século XIX. Hawalari, jovem indígena do povo Iny, que vive no Centro – Oeste do Brasil, depara-se com uma situação que lhe causa insegurança.

- Até a Luz Voltar (Ficção, 23 minutos, 2022), Direção Alana Ferreira
Nino vive na pequena cidade de Nova Canaã. Em meio aos obstáculos da vida, ela busca na religiosidade e nas expressões de sua sexualidade formas de se ver livre da sensação de abandono e exploração.

- Desmontando (Ficção, 22 minutos, 2022), Direção Henrich Laécio
O curta acompanha a drag queen Ravenna, que no período de pandemia teve que se reinventar fazendo lives  no Instagram para manter sua arte drag. Porém, a vida fora das boates e casas de shows deixa uma lacuna financeira que não é preenchida pelas lives, e a drag queen começa a se questionar sobre como serão os caminhos de sua vida artística nesses tempos de confinamento.

Exibição seguida de debate com os realizadores e mediação de Isaac Brum.
 
29/10 – 11h às 13h
- Bola da Vez (Ficção, 16 minutos, 2022), Direção Elder Patrick
Entre encontros e desencontros, esquecimento e memória, um grupo de crianças nos guia pela infância, pelas raízes e por paisagens escondidas da Cidade de Goiás.

- O Malabarista (Documentário/Animação, 10 minutos, 2018), Direção Iuri Moreno
O filme reúne fragmentos do cotidiano e experiências de artistas de rua, que em meio à hostilidade das grandes cidades buscam levar cores e sorrisos aos que cruzam seus caminhos. De forma lúdica – o traço, a direção de arte e efeitos sonoros – fazem um contraste entre o monocromático das paisagens e a presença do pluralismo das cores neste híbrido entre animação e documentário.

- A Piscina de Caíque (Ficção, 15 minutos, 2017), Direção Raphael Gustavo 
Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.

- Lily´s Hair (Ficção, 15 minutos, 2019) Direção Raphael Gustavo (convidado)
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

Exibição seguida de debate com os realizadores e mediação de Silvana Beline.
 
Oficinas
As oficinas acontecerão no período de 26 a 29 de outubro de 2022, na Biblioteca Marieta Telles Machado, na Praça Universitária, sem número, Setor Universitário. Mestres especializados em cada área ministrarão oficinas de formação para profissionais e aprendizes, com o objetivo de promover a interação e integração dos participantes. Serão convidados professores e alunos de escolas, faculdades e universidades para participarem dos workshops. São 30 vagas por oficina.
 
Programação das Oficinas
Dia 26 - 14h às 17h
Criação e produção de figurino para cinema com Rochelle Silva          
Inscrição: https://forms.gle/Fm358LNKNSCkFMZs6
 
Dia 27 - 14h às 17h
Elaboração de projetos com foco no audiovisual com Laila Santoro
Inscrição: https://forms.gle/eQtqPH93VND1r1C68
 
Dia 27 - 14h às 17h
Interpretação para cinema e TV com Alex Amaral
Inscrição: https://forms.gle/BSF3mLNkoUWbhY3B7
 
Dia 28 - 14h às 17h
Edição e montagem cinema com Gil Farias (convidado)
Inscrição: https://forms.gle/VYxYex1PtDibXU8n9
 
 Dia 28 - 14h  às 17h
Roteiro e direção de cinema com Francisco Ramalho Júnior (convidado)
Inscrição: https://forms.gle/AmrUzyDTkEZEcwBH6
 
 Dia 29 - 08h às 11h
Direção de fotografia com Isaac Brum
Inscrição: https://forms.gle/14bu9vuLo2p7zQwp9
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.