29/10/2022 às 23h36min - Atualizada em 30/10/2022 às 00h00min

Partidos veem favorecimento, e ministros do STF dão prazo para governo detalhar combate a crimes eleitorais na véspera do 2º turno

Presidente do TSE, Moraes deu prazo a PF e PRF; no Supremo, Gilmar Mendes deu determinação similar ao Ministério da Justiça. Ações apontam uso de forças de segurança para atrapalhar campanha.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/10/29/partidos-veem-favorecimento-e-ministros-do-stf-dao-prazo-para-governo-detalhar-combate-a-crimes-eleitorais-na-vespera-do-2o-turno.ghtml
Presidente do TSE, Moraes deu prazo a PF e PRF; no Supremo, Gilmar Mendes deu determinação similar ao Ministério da Justiça. Ações apontam uso de forças de segurança para atrapalhar campanha. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral deram prazo neste sábado (29) para que o ministro da Justiça, Anderson Torres, e as polícias Federal e Rodoviária Federal prestem esclarecimentos sobre operações realizadas nos últimos dias para, supostamente, combater crimes eleitorais.
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, atendeu a um pedido do PT e determinou que as duas polícias se manifestassem em 4 horas sobre as afirmações do partido de que há um possível favorecimento dos órgãos à candidatura do presidente Jair Bolsonaro.
Em outra frente, no Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes deu prazo de 3 horas para que o ministro Anderson Torres também preste informações sobre as afirmações do PSB de que o chefe da pasta da Justiça estaria usando a máquina estatal para fins eleitorais, às vésperas do segundo turno. Em pedido apresentado ao Supremo, o partido citou uma postagem do ministro da Justiça em rede social, neste sábado (29), sobre operações com policiais federais em "prol de eleições limpas e seguras". O partido afirma que a intenção é "forjar um fato político às vésperas do segundo turno das eleições".
Em nota divulgada depois das decisões, o Ministério da Justiça declarou que a operação Eleições 2022 faz parte do calendário da pasta e tem como objetivo garantir a segurança da população e combater crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos e transporte ilegal de eleitores.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/10/29/partidos-veem-favorecimento-e-ministros-do-stf-dao-prazo-para-governo-detalhar-combate-a-crimes-eleitorais-na-vespera-do-2o-turno.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.