27/10/2022 às 16h18min - Atualizada em 30/10/2022 às 00h01min

Os mineradores de Bitcoin estão prestes a se render?

A taxa de hash do Bitcoin está atingindo os máximos de todos os tempos, mas isso poderia ser um indicador de baixa?

guiadobitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/os-mineradores-de-bitcoin-estao-prestes-a-se-render/

Algo que é sempre interessante é avaliar a atividade de mineração no Bitcoin, principalmente em conjunto com o que está acontecendo no preço e no mercado mais amplo.

Afinal, os mineradores são o grupo que recebe esses bitcoins recém-cunhados à medida que a blockchain continua a crescer. Receber essa receita na moeda nativa da rede significa que suas ações podem ser indicativas.

Algo notável está acontecendo no momento. A taxa de hash, que significa a quantidade de poder computacional gasto pela rede Bitcoin – ou seja, o número de mineradores – está aumentando. E está subindo muito.

Mas, ao mesmo tempo, o preço está caindo.

Estamos imprimindo uma alta de todos os tempos depois de alta taxa de hash de todos os tempos. O preço, no entanto, caiu, antes de ser negociado de lado nos últimos meses em torno desse nível de US$ 20.000.

Isso é incomum. Como mostra o gráfico acima, a última vez que tivemos um acidente violento – maio de 2021 – a taxa de hash também caiu. Isso é natural – novamente, a receita desses mineradores é Bitcoin, então por que a atividade de mineração não deveria cair em resposta a uma grande queda de preço?

Em vez disso, a taxa de hash – e a dificuldade da rede – permanece alta. A maioria das pessoas diz que isso é uma coisa boa. E eles estão certos – quanto maior a taxa de hash, mais segura é a rede. E quanto mais segura a rede, mais saudável é o Bitcoin.

Mas isso faz sentido? Vamos olhar para isso de uma perspectiva econômica. Os mineradores não estão vendendo tanto quanto deveriam? Parece que enquanto andamos de lado após esse acidente, os mineradores não estão desistindo. Você pode apontar para a mudança do Ethereum para a prova de participação em setembro, atraindo mais mineradores para o Bitcoin, mas as datas não se alinham.

Vamos verificar se os mineradores estão vendendo (gráfico via arcane research).

Após a queda no verão, eles realmente não estão vendendo. Mas isso pode mudar em breve?

Escrevi recentemente sobre como acredito que poderíamos estar a um evento de um pavio vermelho desagradável para o Bitcoin. Ao olhar para os dados de mineração subjacentes, fico mais tenso. Novamente, isso está longe de ser o correto – e mais um palpite – mas vamos verificar a última vez que tivemos uma taxa de hash subindo com um preço em queda.

Em meados de 2018 isso aconteceu… e não foi bom.

Vamos ampliar um pouco este período de tempo – o gráfico acima é um pouco frenético. Ao examinar a janela de 2018, vemos exatamente como essa mesma taxa de hash ocorreu apesar da queda no preço. E então veja o que aconteceu com o preço no final de 2018.

Então isso é preocupante. E há pessoas apontando isso como um indicador de baixa. Mas, como qualquer um que segue minha análise sabe, não estou exatamente confortável em extrapolar os ciclos anteriores do Bitcoin para hoje.

Sim, isso aconteceu em 2018. Mas olhe para o Bitcoin naquela época. Você já tinha ouvido falar? Porque muitos não tinham – ainda era um ativo de nicho, ainda não fazia barulho no mundo tradicional. Sem mencionar que o clima macro é totalmente diferente hoje, conosco diretamente em um novo paradigma de taxa de juros. Um ponto que nunca deve ser esquecido ao olhar para os ciclos passados: nenhum desses ciclos aconteceu enquanto estávamos no meio de um mercado de baixa mais amplo na economia.

Mas, ao mesmo tempo, não é apenas o fato de que isso já aconteceu antes. Para mim, estou um pouco confuso que a venda dos mineradores não seja um pouco maior aqui, ou por que a taxa de hash está tão agressiva.

Então, em conclusão, este indicador não está me fazendo correr para o botão VENDER. Mas eu gosto de usar dados de mineração em conjunto com minha análise mais ampla, e é um acontecimento curioso. E como escrevi na semana passada, temo que esse movimento de caranguejo em torno de US $ 20.000 possa terminar com um pavio vermelho. É um nível psicologicamente importante, e uma vez que quebramos com força abaixo dele, não há muita resistência.

Existem muitas variáveis no mercado mais amplo que podem facilmente puxar para baixo, e o Bitcoin não caiu muito desde a onda contagiosa do verão – as ações foram realmente piores. Essa atividade de mineração subjacente não está suprimindo essas preocupações, mesmo que não a acentue.

The post Os mineradores de Bitcoin estão prestes a se render? appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/os-mineradores-de-bitcoin-estao-prestes-a-se-render/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.