01/11/2022 às 10h59min - Atualizada em 02/11/2022 às 00h01min

A criptomoeda nacional da China está se tornando preocupante

A moeda nacional chinesa está se aproximando, mas um futuro distópico também?

guiadobitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/a-criptomoeda-nacional-da-china-esta-se-tornando-preocupante/
  • O presidente do banco central da China deu uma atualização sobre a moeda nacional que está sendo desenvolvida esta semana
  • O anonimato e a privacidade serão protegidos, argumenta ele
  • Nosso analista Dan Ashmore não tem tanta certeza, acreditando que essas moedas digitais são potencialmente muito distópicas
  • Dito isto, também há vantagens no conceito nascente
  • Mas com a China liderando o caminho, há uma preocupação definitiva sobre como será o objetivo final

A China está na vanguarda das criptomoedas patrocinadas pelo Estado, conhecidas como CBDCs (moedas digitais do banco central).

Embora a inovação tecnológica deva ser aplaudida, há algumas preocupações muito ameaçadoras aqui. E parece que eles estão se aproximando.

Preocupações em torno do controle

O presidente do banco central chinês, Yi Gang, discutiu o quão avançada a moeda digital nacional estava recentemente na Hong Kong Fintech Week. Apesar de insistir que “a proteção da privacidade é uma das principais questões da agenda”, a realidade é que isso dará ao Estado chinês um poder sem precedentes sobre seus cidadãos – não que ele tenha faltado para começar.

Você vê, as moedas nacionais significam que, com um toque de um botão, as carteiras (o equivalente a contas bancárias) podem ser congeladas. Pior ainda, elas podem ser drenadas. As implicações são infinitas aqui.

O governo poderia introduzir um sistema tributário automático, por exemplo, onde os fundos são retirados a cada ano. Ou talvez algum tipo de multa. O Sistema de Crédito Social, que é uma classificação de crédito nacional e uma lista negra que está sendo desenvolvida, também poderia ser integrado a uma moeda nacional. Com o sistema de crédito rastreando indivíduos e empresas por confiabilidade, é tão insano pensar que punição ou recompensa financeira podem ser introduzidas com isso?

Escrevi sobre muitas das preocupações em abril deste ano, quando me concentrei no Sand Dollar das Bahamas. Embora seja preocupante, o histórico do governo do estado chinês, bem como o tamanho da economia, significa que ela está em um nível diferente e muito mais fácil imaginar um futuro distópico.

Como funcionará o CBDC chinês?

Preocupações à parte, é fascinante ler sobre como elas funcionam – se não aterrorizante. Yi deu algumas dicas sobre a forma como está sendo desenvolvida.

Sua defesa de que o anonimato seria protegido gira em torno de um sistema de pagamento de duas camadas. No nível um, o banco central fornece yuan aos operadores, enquanto processa apenas informações interinstitucionais. No nível dois, os operadores (todos autorizados) coletam apenas as informações pessoais necessárias para a troca e circulação da moeda para os cidadãos individuais.

Yi foi além, prometendo que a data seria criptografada e que as informações pessoais confidenciais não seriam compartilhadas com terceiros. Ainda mais notavelmente, transações até um certo nível poderão ocorrer sob total anonimato.

Isso definitivamente parece promissor. Mais uma vez, no entanto, as evidências e a história não estão do lado do Estado chinês aqui. Ao aprofundar as citações de Yi, ele ressalvou que teria que ficar de olho nesse anonimato:

“Reconhecemos que anonimato e transparência não são preto no branco, e há muitas nuances que precisam ser cuidadosamente ponderadas. Em particular, precisamos encontrar um equilíbrio preciso entre proteger a privacidade individual e combater atividades ilegais”.

Esse equilíbrio é a linha que às vezes é difícil de seguir em criptomoeda. Recentemente escrevi sobre os perigos da descentralização, mas neste caso, é mais um perigo de centralização.

Para muitos, os CBDCs são incrivelmente distópicos. Obviamente, supondo que você tenha lido este artigo até aqui, vejo perfeitamente como isso pode ser o caso – e, no geral, estou preocupado com o que isso pode parecer no futuro em certos países.

Então, novamente, a tecnologia da CBDC e blockchain tem vantagens. Eficiência, taxas mais baixas, maior velocidade e maior acessibilidade são todos poderosos proponentes. Mas os perigos são extremamente gritantes. Acho que todos precisaremos esperar e ver o que acontece, mas por enquanto é a China que parece estar liderando o caminho – e não tenho certeza de que isso seja uma coisa boa.

The post A criptomoeda nacional da China está se tornando preocupante appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/a-criptomoeda-nacional-da-china-esta-se-tornando-preocupante/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.