03/11/2022 às 10h37min - Atualizada em 03/11/2022 às 10h37min
Prefeitura de Goiânia instala seis ecofiltros em bueiros da Região da 44 e Avenida Contorno
Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) produziu e instalou equipamentos em todas as três bocas de lobo da região.
Projeto presente em parques municipais é ampliado para o polo comercial da moda, e tem por objetivo evitar poluição de rios, lagos e nascentes com lixo arrastado pela enxurrada
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), instalou, nesta terça-feira (01/11), seis ecofiltros em três bocas de lobo em bueiros da Região da Rua 44 e Avenida Contorno. O intuito é evitar que o lixo das ruas, como sacolas plásticas, caia nos rios e lagos da capital. A coleta diária dos resíduos será realizada pela Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg), responsável pela limpeza urbana.
“Essas ações visam a proteger o meio ambiente, em uma das áreas mais importantes para o turismo da moda de nossa capital, além de garantir que o lixo não vá parar nos rios e nascentes que abastecem nossa cidade. A ação reforça, ainda, o compromisso da gestão do prefeito Rogério Cruz com o meio ambiente e as políticas ambientais de proteção aos recursos hídricos que passam por Goiânia”, ressalta o presidente da Amma, Luan Alves.
Em maio deste ano, a Amma já havia instalado 10 ecofiltros em bueiros do Parque Areião, para evitar que o lixo fosse arrastado pela enxurrada. Na prática, o equipamento permite que galerias pluviais captem apenas água das chuvas. “A ação é importante para o meio ambiente, mas deverá ser somada ao cuidado por parte da população, não descartando os resíduos de forma incorreta”, ressalta o prefeito Rogério Cruz.
Produzidos pela Gerência de Operação da Amma, os ecofiltros são construídos com chapas de metal reciclado, o que reduz custos com a produção das unidades e permitem a reciclagem de materiais já descartados