05/11/2022 às 22h53min - Atualizada em 06/11/2022 às 00h00min

Pacientes da UPA Odilon Behrens queixam de demora no atendimento: 'Tem gente aguardando há mais de 12 horas'

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado (05), a UPA está com a equipe médica completa com cinco médicos clínicos.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/11/05/pacientes-da-upa-odilon-behrens-queixam-de-demora-no-atendimento-tem-gente-aguardando-ha-mais-de-12-horas.ghtml

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado (05), a UPA está com a equipe médica completa com cinco médicos clínicos. UPA Odilon Behrens, no bairro São Cristóvão
Tv Globo
Os pacientes que aguardam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Odilon Behrens, enfrentam uma longa fila de espera, neste sábado (5), no bairro São Cristóvão, Região Noroeste de Belo Horizonte.
Em alguns casos, a espera acontece há mais de 12 horas. Pacientes relatam que no local existem poucos médicos para dar conta da demanda e não existe uma previsão para o atendimento.
Pacientes aguardam em pé atendimento na UPA Odilon
Tv Globo
"Estou com meu sogro com câncer, ele tem vários problemas de saúde e desde às 10h da manhã não fomos atendidos. Ele passou pela triagem por volta de 14h e até agora não foi atendido pelo médico. Eles falam que só tem um médico atendendo lá dentro. Ta difícil... ninguém está suportando ficar aqui mais não!" afirma Fábio Chaves Rodrigues - auxiliar de serviços gerais
Um dos pacientes que aguarda atendimento relata sintomas de Covid-19, e teme uma piora na saúde por estar exposto a um local fechado com muitas pessoas.
"Cheguei aqui 1 hora da tarde, estou com sintomas de covid e aqui está muito cheio. As pessoas estão revoltadas porque só tem um médico. Já teve briga aqui, já teve confusão, quase quebradeira aqui nessa Upa do Odilon", afirma Robson Fernandes - pedagogo
Pacientes aguardam atendimento na recepção da UPA Odilon
Tv Globo
Outra paciente disse estar revoltada porque todos os doentes receberam a mesma cor de pulseira, sem diferenciar casos de urgência, emergência e outras prioridades.
"Tem gente que chegou aqui 8h da manhã, não tem previsão de atendimento e deram pulserinha verde pra todo mundo. Tem dois médicos só pra atender 50 pessoas. Aí chega o SAMU, chega prioridade e o pessoal só ficando... Um monte de gente foi embora passando mal porque não tem atendimento aqui", afirma Naiara Heloisa de Oliveira - doméstica
Pacientes aguardam atendimento na UPA Odilon Behrens
Tv Globo
"Ah a UPA aqui ta cheia, lotada... Tem gente aguardando há mais de 12 horas. Tem idosos aguardando na cadeira de rodas e ninguém faz nada", disse Robson Silva.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o plantão diurno e noturno da UPA Hospital Odilon Behrens está com a equipe médica completa, neste sábado (5) com cinco médicos clínicos atendendo na porta. Veja comunicado abaixo:
"É importante ressaltar que na UPA HOB são realizados apenas atendimentos de clínica médica adulto. Devido à alta demanda por atendimento, foi registrado durante o dia de hoje um maior tempo de espera para pacientes classificados como verdes, ou seja, de menor complexidade. A média de atendimento na unidade é de cerca de 230 atendimentos por dia, mas vem sendo registrados até 330 atendimentos, sendo que 30% deles de pacientes da região metropolitano de Belo Horizonte.
As UPAs trabalham com Classificação de Risco, de acordo com o Protocolo de Manchester, que prioriza o atendimento dos pacientes mais graves, o que pode impactar em tempo maior de espera para os pacientes classificados como não urgentes. O objetivo é estabelecer a prioridade para atenção médica de acordo com a gravidade do caso de cada paciente avaliado. Visando agilizar o atendimento, sempre que necessário e possível, a gerência da UPA reforça o quadro de médicos com plantões extras.
Considerando as 9 UPAs da capital para o plantão deste sábado foram escalados mais de 130 médicos, entre clínicos gerais, pediatras, ortopedistas e cirurgiões. Todos os pacientes que procuram as UPAs são atendidos."
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/11/05/pacientes-da-upa-odilon-behrens-queixam-de-demora-no-atendimento-tem-gente-aguardando-ha-mais-de-12-horas.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.