06/11/2022 às 23h37min - Atualizada em 07/11/2022 às 00h00min

Crise de abastecimento de gás natural força mudanças na rotina de europeus com a chegada do frio

Guerra na Ucrânia atinge fornecimento da Rússia para a Europa. Governos adotaram medidas para forçar economia de energia elétrica e redução do uso de aquecimento.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/06/crise-de-abastecimento-de-gas-natural-forca-mudancas-na-rotina-de-europeus-com-a-chegada-do-frio.ghtml
Guerra na Ucrânia atinge fornecimento da Rússia para a Europa. Governos adotaram medidas para forçar economia de energia elétrica e redução do uso de aquecimento. A crise de abastecimento de gás natural na Europa obrigou países como Itália e Alemanha a buscarem fornecedores alternativos à Rússia, para não ficarem desabastecidos. Ainda assim, os governos do continente tomaram medidas que, com a chegada do frio, estão mudando a rotina dos moradores. Contas de luz estão até 50% mais caras, há falta de lenha no mercado e restrições no uso de calefação e de água quente estão sendo impostas.
Rússia corta gás à Europa em meio a guerra e disputa por preços
Alemanha se aproxima de 'recessão de inverno' por crise energética
Na Alemanha, prédios e monumentos públicos têm as luzes apagadas a partir de dez horas da noite. Aquecedores nos corredores de repartições públicas não podem ser ligados. Na Itália, o preço de alimentos já subiu até 70%. Há incentivo nas tarifas para que se utilize eletrodomésticos de madrugada. Nos dois países, novas usinas de regaseificação estão sendo construídas para dar conta da importação de gás natural de novos fornecedores.
Para piorar, um dos mais importantes campos de gás natural da Europa, o de Groningen, na Holanda, está com produção reduzida e deve ser fechado até 2024. É que a extração de combustível do campo está provocando tremores de terra na região, com risco para os habitantes. Cerca de 13 mil casas apresentaram algum tipo de dano nos últimos vinte anos.
A União Europeia pressiona a Holanda a reavaliar a decisão de fechar o campo de Groningen, pelo menos enquanto a Europa se adapta à redução do fornecimento de gás da Rússia. O governo holandês resiste, defendendo que a situação não é de extrema gravidade ainda e que precisa dar segurança aos moradores da região.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/06/crise-de-abastecimento-de-gas-natural-forca-mudancas-na-rotina-de-europeus-com-a-chegada-do-frio.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.