08/11/2022 às 11h40min - Atualizada em 08/11/2022 às 11h40min

Governo de Goiás inicia distribuição de mudas de pequi sem espinhos

Após o lançamento oficial das novas cultivares, nesta quarta-feira (09/11), na sede da Emater, em Goiânia, agricultores familiares e viveiristas previamente cadastrados receberão mudas

Desejo de muitos apaixonados por pequi, exemplares do fruto sem espinhos chegarão em breve à mesa das famílias goianas. É o que garante a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), unidade do Governo de Goiás responsável pelo desenvolvimento de novas cultivares, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Cerrados (Embrapa Cerrados). As primeiras mudas serão distribuídas nesta quarta-feira (09/11), após cerimônia de lançamento oficial. 

O evento será realizado na sede da Emater, no Campus II da UFG, em Goiânia. Os pesquisadores vão disponibilizar a agricultores familiares e viveiristas previamente cadastrados seis mudas de pequi, sendo três sem espinhos. As novas variedades são semelhantes ao fruto tradicional em relação à cor e ao sabor e próprias para atender tanto o comércio quanto a indústria. Elas atendem à demanda dos produtores goianos por pequizeiros mais rentáveis e também à sociedade, que passa a ter acesso a frutos com polpa carnuda e saborosa.

Após o lançamento, viveiristas e agricultores familiares que realizaram cadastramento no site da Emater serão os primeiros a adquirir mudas das seis variedades. Os kits serão vendidos pelo valor de R$ 150,00 cada lote, de acordo com a oferta. No caso de viveiristas, é preciso estar cadastrado no Ministério da Agricultura (RENASEM) e, para os agricultores familiares, é exigido cadastramento no PRONAF (DAP/CAF).

Estão confirmadas as presenças do presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, e do chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Gelape Faleiro, entre outras autoridades. Ainda durante o evento, serão lançadas duas publicações inéditas, intituladas “Orientações para o cultivo do pequizeiro” e “Cultivares do pequizeiro”, que trazem informações gerais e técnicas para o cultivo da espécie. 

Pesquisa
A parceria de mais de 25 anos da Emater e da Embrapa Cerrados começou com pesquisas de clonagem, com a propagação de mudas por sementes, estaquia e enxertia. Ao encontrar pés de pequi sem espinhos na natureza, a equipe fez vinte clones da planta, transportados para o banco de germoplasmas da Emater. Avaliados durante anos, eles foram multiplicados e hoje o espaço possui mais de 1.600 pequizeiros. As novas cultivares possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de abril deste ano.

Mais informações sobre o lançamento do pequi sem espinhos e como adquirir as mudas estão disponíveis no site da Emater: www.emater.go.gov.br.

Serviço
Assunto: Governo de Goiás lança pequi sem espinhos
Quando: 4ª feira (09/11), às 10h30
Onde: Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater – Rodovia R2, Quadra D, Área Lote AR-3, s/n, Campus Samambaia – UFG – Goiânia/GO


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.