08/11/2022 às 19h36min - Atualizada em 08/11/2022 às 19h36min

Crer, Hugol e HGG estão entre os 40 melhores hospitais públicos do Brasil

Entre 6.600 mil unidades financiadas pelo SUS, hospitais goianos se destacam e recebem prêmio concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e mais três instituições

Nesta terça-feira (8/11), três hospitais do Governo de Goiás receberam, em Brasília, premiação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) por eficiência e qualidade no atendimento. Entre 6.600 hospitais públicos brasileiros, o Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG), o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) ficaram entre os 40 melhores do país. O secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, e a subsecretária, Danielle Jaques, participaram do evento. 

 

A iniciativa tem como objetivo reconhecer as instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) consideradas mais eficientes e bem avaliadas pelos usuários que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes. A premiação foi realizada em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES). O Crer foi selecionado na 14ª posição; o Hugol, na 23ª, e o HGG, na 24ª colocação. 

Para formar esse ranking inédito, os 6,6 mil hospitais brasileiros foram analisados por meio de critérios rígidos. O principal deles é o que exige que a unidade de saúde tenha uma certificação de excelência de qualidade, internacional ou ONA nível 3. A partir daí chegou-se aos 40 pré-selecionados, todos financiados 100% pelo SUS – outra exigência básica. A pontuação dessas 40 unidades, por sua vez, levou em consideração a qualidade, satisfação do usuário e a eficiência do serviço prestado. 

No critério qualidade, foram considerados os tempos de acreditação e acreditação com excelência, seja ONA ou certificação internacional; a satisfação do usuário, por meio da nota registrada pelo Google; e por fim, a eficiência, que considerou a Análise Envoltória de Dados (DEA), que reúne pontuações pela produção e qualidade. 

Modelo de eficiência
O secretário Sandro Rodrigues comemorou o reconhecimento das unidades goianas. “Estamos muito felizes por termos três hospitais entre os melhores do País. O prêmio traz questões muito importantes, especialmente sobre a eficiência. Essas unidades são modelos a serem seguidos, trazendo respostas que a população precisa, com a maior qualidade assistencial possível e respeito ao dinheiro público”, destacou. 

“A premiação é um reconhecimento da melhoria contínua dos hospitais públicos do país. O SUS é uma referência para as Américas, é um exemplo para o mundo, promovendo atendimento em cada município do Brasil”, avaliou a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Socorro Gross.

Reconhecimento
“É uma honra enorme receber este prêmio. Fazemos um trabalho árduo e diário em busca de oferecer um serviço de excelência para os usuários do SUS”, afirmou Natalie Alves, diretora de enfermagem do HGG, que subiu ao palco do evento, ao lado do secretário, para receber o prêmio. 

Para o diretor-geral do Hugol, Hélio Ponciano, a premiação é um reconhecimento do trabalho de todos os colaboradores da unidade. O médico ainda lembrou que o hospital é a maior unidade pública de Goiás, com atendimento de urgência e emergência e 514 leitos, uma referência para a região. 

A importância do prêmio também foi reforçada pelo diretor-geral do Crer, Válney Luiz da Rocha, que falou da importância da parceria entre as organizações sociais (OSs) e a SES. “É um dos motivos que fazem do Crer essa referência. O Crer cresceu e se tornou um grande complexo hospitalar, um motivo de orgulho para os goianos.” 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.