09/11/2022 às 15h48min - Atualizada em 09/11/2022 às 15h48min

Prefeitura de Goiânia trabalha para criar 5 mil vagas com reorganização da rede

Medida, que prevê adequações em algumas de salas de leitura, visa garantir a ampliação de vagas na Educação Infantil, permitindo que crianças que estão na fila de espera tenham acesso, também, a educação de qualidade

Para atender a comunidade goianiense e garantir o compromisso com a Educação Básica, a Prefeitura de Goiânia trabalha para criar, em 2023, mais de 5 mil vagas em Educação Infantil com a reorganização da Rede Municipal de Ensino.

Novas vagas serão abertas em antigas salas de leitura que se tornaram, ao longo dos anos, ambientes pouco utilizados pela comunidade escolar. 

A medida visa garantir que famílias que até então aguardavam na fila de espera por uma vaga em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), tenham possibilidade de atendimento já em 2023. Atualmente, o déficit na Educação Infantil, em Goiânia, é de 8 mil vagas.

“A reorganização, portanto, reduzirá consideravelmente a fila histórica de espera que impede que os filhos dos trabalhadores e das trabalhadoras de Goiânia tenham acesso à educação de qualidade. Além disso, vamos garantir ao estudante o acesso ao acervo literário que já existe nas escolas”, explica Débora Quixabeira, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação (SME). 

As novas salas irão acomodar crianças de 4 ou 5 anos, possibilitando a ampliação de matrículas nos Cmeis para crianças com faixa etária até 3 anos. A proposta foi baseada em estudos de rede que permitiram identificar as salas como espaços adequados para acolher os estudantes. 

Segundo o superintendente Pedagógico da SME Goiânia, Marcelo Ferreira, os ambientes de leitura não serão fechados, apenas remanejados dentro das próprias instituições de ensino. “Os livros não deixarão de ser protagonistas nas escolas, bem como o atendimento aos estudantes. A reorganização, neste sentindo, vai garantir atendimento a mais crianças, que precisam ser acolhidas nos Cmeis para que os pais possam trabalhar”, pontua. 
 
Profissionais
Com as mudanças, os profissionais que atuam nas salas de leitura continuam lotados na própria instituição onde trabalham, uma vez que os projetos de leitura e de acesso a livros literários continuam como prioridade na formação integral das crianças e adolescentes da Capital. 

Prova disso, é que a Prefeitura de Goiânia enviou, neste ano, um novo acervo literário com mais de 2 mil livros para as escolas da rede. Já o acervo existente nas instituições educacionais, serão encaminhados para cantinhos de leitura das salas de aula e utilizados nas Tendas Literárias, que foram distribuídas para as escolas pela atual gestão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.