15/11/2022 às 23h02min - Atualizada em 16/11/2022 às 00h00min

Donald Trump anuncia pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos em 2024

Trump apresentou documentos necessários para se candidatar novamente.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/15/donald-trump-candidatura-a-presidencia-dos-estados-unidos-em-2024.ghtml

Trump apresentou documentos necessários para se candidatar novamente. O ex-presidente dos EUA Donald Trump durante apuração dos votos da eleição de meio de mandato nos EUA, em 9 de novembro de 2022.
Andrew Harnik/ AP
Donald Trump anuncia sua pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos em 2024. O ex-presidente fez um discurso de sua mansão em Mar-a-Lago, na Flórida, acompanhado de apoiadores.
O republicano voltou a usar o slogan de campanhas passadas durande sua fala. "Para fazer a América voltar a ser grande de novo, anunciando esta noite minha candidatura para presidente dos Estados Unidos".
Mais cedo, assessores do ex-presidente protocolaram na Comissão Eleitoral Federal dos EUA os documentos necessários para a formalização da campanha.
Trump ainda vai ter que passar pela disputa interna do partido republicano e sair vitorioso para voltar a enfrentar o atual presidente Joe Biden nas urnas.
Trump esperava usar os ganhos da sigla nas eleições como um trampolim para se lançar à indicação de seu partido. Diante de um resultado dos republicanos mais contido que o esperado, no entanto, ele vem sendo apontado como culpado por apoiar uma série de candidatos derrotados depois que o partido não conseguiu assumir o controle do Senado.
Com a nova campanha, Trump pretende superar a mancha gerada em seu governo, que terminou com seus apoiadores invadindo o Capitólio para contestar a vitória de Joe Biden, em 2021. Ele foi ainda o primeiro presidente do país a sofrer impeachment duas vezes.
Apenas um presidente na História dos EUA foi eleito para dois mandatos não consecutivos: Grover Cleveland, em 1884 e 1892.
O ex-presidente também enfrenta uma série de investigações criminais, incluindo a do Departamento de Justiça sobre as centenas de documentos classificadas como secretos que foram descobertos em caixas e gavetas em seu clube Mar-a-Lago após ele deixar a Presidência dos EUA.
Assessores e aliados pediram a Trump que esperasse até depois do fim do mandato – e depois até depois do segundo turno da eleição para o Senado em 6 de dezembro na Geórgia – para anunciar seus planos. Mas Trump, ansioso para voltar aos holofotes, também espera evitar uma longa lista de potenciais adversários, incluindo o governador da Flórida Ron DeSantis, que foi reeleito na semana passada e agora está sendo instado por muitos em seu partido a concorrer à Presidência.
O ex-presidente tentou culpar o líder republicano do Senado, Mitch McConnell, pelo desempenho abaixo do esperado do Partido Republicano, mas acabou recebendo o peso das críticas por apoiar candidatos derrotados em estados como Pensilvânia e Arizona.
Questionada se ela apoiaria Trump em 2024, a senadora republicana Cynthia Lummis, de Wyoming, disse a repórteres na segunda-feira: “Não acho que essa seja a pergunta certa. Acho que a questão é: quem é o atual líder do Partido Republicano?”
Sua resposta a essa pergunta: “Ron DeSantis”.
Apoio a DeSantis
Em Utah, 86 legisladores republicanos enviaram na segunda-feira um comunicado à imprensa pedindo que DeSantis concorresse, refletindo a insatisfação por ter Trump como porta-estandarte de seu partido. A maioria mórmon do estado há muito é cética em relação ao isolacionismo e linguagem obscena de Trump.
E em Michigan, Paul Cordes, chefe de gabinete do Partido Republicano de Michigan, escreveu um memorando interno de quatro páginas que criticava os candidatos apoiados por Trump por “varreduras em todo o estado” que darão aos democratas o controle total do governo do estado pela primeira vez em 40 anos. anos. Isso inclui Tudor Dixon, que perdeu a corrida do governador para a atual democrata Gretchen Whitmer por dois dígitos.
A deputada Liz Cheney, outra crítica de Trump que está considerando sua própria candidatura em 2024, destacou as perdas de candidatos apoiados por Trump ao falar na manhã de terça-feira na Cúpula Global das Mulheres do The Washington Post.
“Este certamente não é o lançamento que tenho certeza que Donald Trump queria para seu anúncio esta noite. Mas também não é a primeira vez que ele se distancia totalmente da realidade”, disse Cheney. “Não há dúvida de que ele é inapto para o cargo. E estou confiante de que ele nunca mais será presidente”.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/15/donald-trump-candidatura-a-presidencia-dos-estados-unidos-em-2024.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.