17/11/2022 às 19h22min - Atualizada em 17/11/2022 às 19h22min

Eixo Anhanguera: 91% dos usuários avaliam operação como positiva

Mais de mil pessoas participaram de forma espontânea da pesquisa Mova-se, que busca mapear o índice de satisfação dos passageiros no segundo semestre deste ano

Estudo divulgado nesta quinta-feira (17/11) mostra que 91% dos usuários avaliam como positiva a operação no Eixo Anhanguera, principal corredor de transporte coletivo intermunicipal da Região Metropolitana de Goiânia. Os dados são da pesquisa do Fórum de Mobilidade Mova-se, realizada no segundo semestre de 2022 com mais de mil pessoas que foram ouvidas de forma espontânea. 

Desde julho, um acordo operacional firmado entre a Metrobus (empresa que opera o Eixo Anhanguera), a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e as empresas privadas (Rápido Araguaia, Viação Reunidas e Cootego) tem possibilitado a ampliação da frota que atende ao corredor, com o acréscimo de 54 ônibus articulados seminovos e outros seis zero quilômetro. 

 
“O reforço da frota tem o objetivo de conferir maior agilidade e conforto aos usuários do Eixo Anhanguera, enquanto trabalhamos com a licitação da locação que vai substituir a atual frota por uma totalmente elétrica, zero poluente, mais moderna e confortável”, explica o secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo, Adriano da Rocha Lima.   
 
A compilação de todos os dados da pesquisa mostrou que 86% dos usuários querem que a operação de fortalecimento da frota continue. Ainda, 75% dos usuários ouvidos aprovaram as alterações feitas nos últimos meses e 70% dizem preferir os novos ônibus que estão em operação. 
 
Os atuais resultados foram compilados com exatos dois meses da realização da última pesquisa de satisfação, o que evidencia que as soluções empreendidas para a melhoria do Eixo têm sido bem avaliadas pela população. Antes das medidas, apenas 30% dos usuários avaliavam positivamente a operação no corredor. Em setembro, esse índice foi de 73%, e agora 91%.
 
Dinâmica
A primeira etapa da pesquisa abordou virtualmente mais de 10 mil pessoas, entre os dias 16 e 18 de agosto. Ao todo, 532 pessoas responderam espontaneamente a enquete, por meio das mídias sociais. Em seguida, no dia 15 de setembro, a RedeMob Consórcio promoveu uma entrevista com 211 pessoas, nos terminais mais movimentados do Eixo: Padre Pelágio e Praça da Bíblia. No dia 20 de agosto, a pesquisa conseguiu ouvir 405 pessoas nos mesmos terminais. A última etapa ocorreu no dia 10 de novembro, com 475 pessoas entrevistadas nos terminais Padre Pelágio, Bíblia e Novo Mundo.
 
Números
68% aprovaram os novos ônibus em operação;
56% perceberam e avaliaram positivamente o aumento no número de viagens;
70% preferem os novos ônibus em relação aos da Metrobus;
86% querem que a operação conjunta continue;
91% avaliam como positivo a operação atual no Eixo Anhanguera (67% reprovavam a operação antes da entrada de novos ônibus);
75% aprovaram as alterações feitas na operação do Eixo Anhanguera.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.