20/11/2022 às 23h27min - Atualizada em 21/11/2022 às 00h00min

Fantástico acompanha semana de Simone Tebet, peça-chave na eleição de Lula: 'Foi a decisão mais arriscada da minha vida política'

A repórter Ana Carolina Raimundi teve acesso ao dia a dia da senadora, por uma semana. Dos corredores do Congresso à intimidade em família: Simone Tebet falou sobre a luta feminista, a defesa da democracia e sobre os planos para 2026.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/20/fantastico-acompanha-semana-de-simone-tebet-peca-chave-na-eleicao-de-lula-foi-a-decisao-mais-arriscada-da-minha-vida-politica.ghtml
A repórter Ana Carolina Raimundi teve acesso ao dia a dia da senadora, por uma semana. Dos corredores do Congresso à intimidade em família: Simone Tebet falou sobre a luta feminista, a defesa da democracia e sobre os planos para 2026. Fantástico acompanha semana de Simone Tebet, peça-chave na eleição de Lula: 'Foi a decisão mais arriscada da minha vida política'
As eleições deste ano deram projeção nacional a uma senadora de Mato Grosso do Sul, que terminou a corrida à presidência em terceiro lugar e se consolidou como uma liderança feminina de centro. O apoio de Simone Tebet, do MDB, foi decisivo para a eleição de Lula, no segundo turno. E agora, ela deve ter um papel de destaque no novo governo.
A repórter Ana Carolina Raimundi teve acesso ao dia a dia da senadora, por uma semana. Dos corredores do Congresso à intimidade em família: Simone Tebet falou sobre a luta feminista, a defesa da democracia e sobre os planos para 2026.
“Eu tive que entrar realmente de cabeça na campanha, como fiadora do processo, né? O que está em jogo é a própria democracia. Se eu que sou uma pessoa do centro estou aqui nessa frente democrática, não há problema nenhum de vocês nos acompanharem”, afirma a senadora.
Ana Carolina Raimundi pergunta se a senadora se considera uma mulher feminista.
“Feminista é toda aquela mulher que defende os seus direitos, sejam eles quais forem, até o direito de ser mãe e querer ficar dentro de casa, cuidar dos filhos. É um direito da mulher ser o que ela quiser. Se é esse o conceito de feminista, sim, eu sou feminista. Eu faço política para defender que as mulheres tenham igualdade de salários, estejam nos espaços de poder”, diz Tebet.
Ana Carolina Raimundi: Isso é uma pauta que você pretende levar adiante?
Simone Tebet: Olha, quando eu apresentei meu manifesto, eu disse que estava apoiando o presidente Lula, não por adesão, mas por um projeto de país. ‘Eu preciso que você incorpore pelo menos algumas das minhas propostas’. E apresentei cinco. Entre as cinco, eu coloquei a igualdade salarial de homens e mulheres, que é um projeto que está parado na Câmara e já foi aprovado no Senado.
A senadora Tebet liderou a participação feminina nas sessões da CPI da Covid, ano passado, tornando-se mais conhecida nacionalmente.
Simone Tebet: Mulher se fala baixo, ela é frágil. Se ela se impõe, ela é histérica, ela é descontrolada. São dois termos que a mulher não pode aceitar nunca, porque têm todo um histórico em relação a isso.
Sobre críticas, a senadora fala: “Depois do segundo turno, eu tive consciência do que é uma rejeição. Foi a decisão mais arriscada de toda a minha vida política, porque eu nunca estive do lado do PT, mas sempre estive do lado da democracia. Todo mundo fala que a gente é fruto do meio. eu falo que a gente é fruto do meio e do tempo em que a gente nasceu”.
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/20/fantastico-acompanha-semana-de-simone-tebet-peca-chave-na-eleicao-de-lula-foi-a-decisao-mais-arriscada-da-minha-vida-politica.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.