03/12/2022 às 19h43min - Atualizada em 03/12/2022 às 19h43min

‘Estou forte, com muita esperança’, diz Pelé

Ex-jogador não responde mais ao tratamento quimioterápico e está em cuidados paliativos exclusivos

https://revistaoeste.com/

O Hospital Israelita Albert Einstein informou, neste sábado, 3, que o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, apresenta um quadro de saúde estável. Ele segue tratando uma infecção respiratória.
 

 

Nas redes sociais, o Atleta do Século manteve a esperança dos brasileiros. “Estou forte, com muita esperança, e sigo meu tratamento como sempre”, escreveu, no Instagram. “Tenho muita fé em Deus, e cada mensagem de amor que recebo de vocês, vindas do mundo inteiro, me mantém cheio de energias.”
 



Internado desde terça-feira 29, Pelé manteve os tratamentos com antibióticos. O rei do futebol seguirá internado nos próximos dias, segundo boletim médico. Inicialmente, o ex-jogador foi ao hospital para fazer uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon identificado em setembro de 2021.

Mas os médicos identificaram uma infecção respiratória e resolveram interná-lo.
  Na sexta-feira, o hospital informou que “a resposta tem sido adequada, e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde”.

Neste sábado, o quadro de saúde permanece estável. Assinam o boletim Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista; Rene Gansl, oncologista; e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente no Hospital Albert Einstein. Mais cedo, o jornal Folha de S.Paulo noticiou que Pelé não responde mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, quando teve de ser submetido a uma operação para a retirada de um câncer de intestino.

Ele está em cuidados paliativos exclusivos. Isso quer dizer que a quimioterapia foi suspensa, e o ex-jogador receberá apenas medidas de conforto.

O objetivo é aliviar a dor e a falta de ar. No início deste ano, os médicos identificaram metástases no intestino, no pulmão e no fígado do craque. Os médicos aplicam cuidados paliativos aos pacientes com doenças ou condições progressivas.

As medidas dependem essencialmente dos sintomas, da funcionalidade e do prognóstico. Kely Nascimento, filha de Pelé, tentou tranquilizar os fãs. “A mídia está surtando novamente, e quero vir aqui abafar um pouquinho”, escreveu, nas redes sociais, ao agradecer o carinho dos brasileiros.

“Meu pai está internado, regulando o medicamento. Não tem surpresa nem emergência.” Os organizadores da Copa do Mundo do Catar fizeram uma homenagem ao rei do futebol neste sábado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.