Novembro não foi bom para os mercados de criptografia.
Mas quando virarmos a página para dezembro, como será o futuro?
Primeiro de tudo: O colapso da FTX mostrou ao mundo como essas empresas centralizadas são opacas. A realidade é que é quase impossível para o cliente médio saber o que está acontecendo nos bastidores.
Sam Bankman-Fried (SBF) apareceu nas capas da revista Forbes, falou perante o Congresso dos EUA e foi o segundo maior doador do presidente Joe Biden durante sua campanha de 2020. Se SBF pode cair, quem está seguro?
Os clientes responderam retirando seus bitcoins das exchanges. Eu mapeei os fluxos líquidos de bitcoins de e para as exchanges desde que a FTX implodiu. O padrão é bastante evidente.
Eu já havia analisado essa reação em detalhes na semana seguinte à implosão.
A resposta, liderada principalmente pelo CEO da Binance, Changpeng Zhao – de outro apelido de acrônimo, CZ – foi instilar a prova de reserva na cadeia. Porque, ironicamente, o blockchain deveria estar perfeitamente posicionado para resolver tudo isso.
Eu twittei isso para CZ quando o desastre estava começando. Para mim, além de ser dolorosamente irônico, é frustrante e triste.
Would all the insolvency chat not be solved if FTX had some sort of on-chain proof of reserves?
Seems ironic in the crypto industry that we are all talking about whether or not FTX are good for it. Is it not meant to be transparent in crypto ?
— Dan Ashmore (@DanniiAshmore) November 7, 2022
Mas as provas de reservas que já foram implementadas por várias exchanges são redundantes. Eles envolvem a postagem de um endereço de carteira com fundos. Ok. Mas de que adianta comprovar reservas sem comprovar passivos?
Também existem muito mais perguntas que definitivamente não são respondidas ao acessar um endereço arbitrário online. Como sabemos que a exchange tem acesso a esses fundos? Como disse Jesse Powell, CEO da Kraken que está em processo de renúncia, “a prova de auditoria de reservas requer prova criptográfica de saldos de clientes e controle de carteira”.
A criptomoeda precisa crescer. Esta versão distorcida de uma “auditoria” não está fazendo isso.
CZ disse que está trabalhando com várias pessoas, incluindo o fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, para abordar algumas dessas preocupações por meio de um sistema de reserva Merkle mais robusto. Vamos esperar que chegue mais cedo ou mais tarde.
Costumava ser uma visão blasfema. Então foi polarizadora. Agora, é difícil argumentar contra isso. Criptomoeda precisa de regulamentação.
Estou cansado de ver pessoas se machucando tanto. Ouvir a carta do investidor que perdeu $ 2 milhões como parte do desastre da FTX sendo lida durante o show de horrores do New York Times em uma entrevista com Bankman-Fried, que disse que tudo isso foi apenas um incidente. Existem milhares de outras histórias como essa de pessoas sendo esmagadas, e é de partir o coração.
Os reguladores estão longe de ser o único motivo pelo qual tudo isso aconteceu, mas gostem ou não, cabe a eles ajudar a trazer uma aparência de realidade para o que se tornou um faroeste completo de fraude, golpes e gerenciamento de risco violento. Porque a criptografia mostrou claramente que não está funcionando em seu estado atual.
Vamos começar definindo o que é segurança e filtrando a criptografia nessa estrutura, em vez de deixar todos no escuro. Os produtos de empréstimo que lutaram tão poderosamente – escrevi sobre sua situação recentemente aqui – como BlockFi (agora falida), Celsius, Voyager Digital e tantos outros, foram as partes mais proeminentes desse quadro legal nebuloso.
Em seguida, podemos passar para o policiamento de criptografia, uma vez que definimos o que ela realmente é. Porque ela não é mais um jogo de nerds da Internet. Uma exchange desapareceu com US$ 8 bilhões em fundos de clientes. O que, você sabe, seguiu uma série de outras falências que também aconteceram com bilhões de fundos de clientes no início deste ano.
Eu já vi este filme muitas vezes. A comprovação de reservas é um passo na direção certa, mas a forma como foi implementada até agora é totalmente inútil. Reguladores – hora de fazer o que vocês sabem fazer.
The post O que vem a seguir para a criptografia? A prova de reserva não está ajudando nessa bagunça appeared first on Guia do Bitcoin.