04/12/2022 às 23h34min - Atualizada em 05/12/2022 às 00h00min

Imagens recuperadas pela polícia mostram sessão de tortura em supermercado no RS

Depois de tentativa de furto de dois pedaços de carne, dois homens foram espancados por seguranças, que no local da barbárie posaram para uma foto comemorativa, tirada pelo gerente, que assistiu a todas as agressões. As vítimas ainda teriam sido extorquidas para serem liberadas.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/12/04/imagens-recuperadas-pela-policia-mostram-sessao-de-tortura-em-supermercado-no-rs.ghtml
Depois de tentativa de furto de dois pedaços de carne, dois homens foram espancados por seguranças, que no local da barbárie posaram para uma foto comemorativa, tirada pelo gerente, que assistiu a todas as agressões. As vítimas ainda teriam sido extorquidas para serem liberadas. Imagens recuperadas de um HD revelam tortura em supermercado
Imagens recuperadas de um HD que tinha sido formatado revelaram uma sessão de tortura dentro de um supermercado na Grande Porto Alegre. Segundo a polícia, dois suspeitos de furto foram espancados e extorquidos por cinco seguranças, diante do gerente e do subgerente da loja.
Com diversas fraturas no rosto e na cabeça, um dos suspeitos deu entrada num hospital de Porto Alegre, e a situação era tão grave que ele foi posto em coma induzido. O hospital avisou à polícia, e os investigadores descobriram que as agressões tinham sido cometidas supermercado UniSuper, em Canoas, a 15 minutos da capital gaúcha.

“Quando fomos até o supermercado para tentar localizar as imagens, verificamos que elas haviam sido deletadas”, diz o delegado Robertho Peternelli.
“Mas esses arquivos não são apagados de forma definitiva. Com os softwares e os aparelhos na perícia, a gente consegue recuperar isso”, conta o perito Márcio Faccin.
Jovens são detidos suspeitos de furto de quatro barras de chocolate no RS
Policiais militares são flagrados agredindo homem detido em Canoas; VÍDEO
E as imagens recuperadas mostraram cenas de horror no depósito do supermercado. Conduzido por um segurança, um homem de casaco azul retira dois pacotes que estavam escondidos na roupa e os entrega ao gerente da loja, Adriano Luginski Dias. Em seguida, é agredido pelo segurança com um soco e uma rasteira.
Foram mais de 12 minutos de tortura, sem que o gerente e o subgerente, Jairo Estevan da Veiga, interrompessem, até surgir um segundo segurança. Ele e o primeiro agridem o homem no chão até chegarem mais dois seguranças, e um destes chuta a vítima.
Tudo isso aconteceu no dia 12 de outubro, mas o caso veio à tona somente dois dias depois. Outras imagens recuperadas mostram o homem agredido pegando duas embalagens de picanha, escondendo os produtos na roupa e sendo abordado pelos seguranças.
Aos investigadores, ele contou aos seguranças que um parceiro estava esperando fora do supermercado, e uma câmera mostra o segurança de camisa amarela voltando do estacionamento com a segunda vítima. Foi este outro homem que deu entrada no hospital.
“Ele foi o que mais apanhou, e muito na região do rosto. Tem um momento que até jogam água no rosto dele, porque ele sangrava em abundância”, conta o delegado responsável, enfático ao condenar o que as imagens mostram. “Tivemos ali um tribunal de exceção, constituído naquele momento, com uma pena sendo aplicada sumariamente. (...) Não é possível que trabalhemos nessa ideia da vingança privada.”
Polícia investiga abordagem a menino negro expulso de supermercado em Porto Alegre enquanto fazia compras
Governador do RS diz que houve 'excesso de violência' em morte de negro em supermercado de Porto Alegre
Os dois homens agredidos ainda teriam sido vítimas de extorsão mediante sequestro: a liberação teria acontecido somente depois de pagarem R$ 644. Depois da sessão de tortura, os cinco seguranças voltaram ao local da barbárie e posaram para uma foto comemorativa, tirada pelo gerente do supermercado. A polícia já identificou dois deles, mas não divulgou os nomes.
A empresa Glock, que presta o serviço de segurança ao supermercado UniSuper, disse em nota que só vai se manifestar no inquérito policial e em juízo. A rede UniSuper disse que “repudia qualquer ato de violência ou de violação dos direitos humanos. E que está à disposição para fornecer informações solicitadas nas investigações.”
O subgerente não foi encontrado pelo Fantástico, e o gerente, depois de dizer que não se lembrava de ter acontecido algo, mudou de postura ao saber que havia imagens da tortura. Ele pediu a seu advogado, Ezequiel Vetoretti, que entrasse em contato com a reportagem.
Vetoretti, que também defende o subgerente, não quis gravar entrevista, mas, em nota com outros dois advogados, avisou que, “por questões éticas e em respeito à autoridade policial, vai se manifestar exclusivamente nos autos.” O Fantástico tentou entrevistar os homens agredidos, mas, muito assustados, eles ainda não querem falar.
Assista à íntegra da reportagem no vídeo acima, com imagens, depoimentos e mais informações da investigação.
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/12/04/imagens-recuperadas-pela-policia-mostram-sessao-de-tortura-em-supermercado-no-rs.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.