08/12/2022 às 23h51min - Atualizada em 09/12/2022 às 00h00min

Obras para conter impactos das chuvas em BH vão levar até dois anos para serem concluídas; outras ainda não foram iniciadas

Saiba quais são as obras já concluídas pela Prefeitura de Belo Horizonte, as que estão em andamento e as que ainda precisam ser iniciadas.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/12/08/obras-para-conter-impactos-das-chuvas-em-bh-vao-levar-ate-dois-anos-para-serem-concluidas-outras-ainda-nao-foram-iniciadas.ghtml

Saiba quais são as obras já concluídas pela Prefeitura de Belo Horizonte, as que estão em andamento e as que ainda precisam ser iniciadas. Avenida Bernardo Vasconcelos ficou totalmente alagada após chuva intensa na última quarta (7)
Redes Sociais
Na quinta-feira (8), o prefeito Fuad Noman se reuniu com secretários e vereadores no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) para tratar das ações tomadas pela Prefeitura para enfrentar a forte chuva que atingiu Belo Horizonte na quarta-feira (7) e das obras previstas mitigar o problema das chuvas na capital.
Na avaliação do prefeito, “as obras que estão sendo feitas pela Prefeitura são relevantes e importantes. Algumas delas são complexas e mais caras, mas temos o dinheiro e em um ou dois anos teremos os resultados para mostrar que, de fato, Belo Horizonte está preparada para as chuvas. Felizmente nós não tivemos nenhuma vítima e nenhum acidente grave. A cidade conseguiu suportar muito bem”.
Contudo, apesar de nenhuma morte registrada na cidade, o temporal provocou um grande transtorno na capital.
Muros desabaram e carros foram atingidos em Belo Horizonte
Cadu Alvim / TV Globo
Grandes vias ficaram completamente inundadas, carros foram arrastados, pessoas ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas. Foram registrados diversos prejuízos ao patrimônio público e também privado.
Com mortes na Grande BH, sobe para quatro o número de vítimas das fortes chuvas em Minas Gerais
Saiba quem são as vítimas do temporal que atingiu a Grande BH na noite de quarta-feira
'Eu achei que a gente ia morrer', diz mulher que foi arrastada com duas crianças por enxurrada em Belo Horizonte; VÍDEO
'Veio a enxurrada de uma vez. O carro desligou e não saía do lugar', diz jovem que foi resgatado durante chuva em BH; VÍDEO
'Ondas' tomam conta da Avenida Bernardo Vasconcelos durante temporal em BH; VÍDEOS
Chuva causa alagamentos em avenidas de BH e carros são arrastados pela correnteza
Avenida Tereza Cristina, no limite entre BH e Contagem
Cadu Alvim / TV Globo
O problema é grande. Segundo a PBH, foi traçado um plano de ação para o período chuvoso na capital. Além dos investimentos em obras, o executivo afirma que são promovidas operações que envolvem todos os órgãos, que vão desde manutenção de bacias de detenção, limpeza de bocas de lobo e de vias, galerias, fundos de vales de córregos a contenção de encostas, até a conscientização dos moradores das áreas de inundação da cidade.
O que está sendo feito, de acordo com a PBH
Até o momento, segundo a prefeitura, o município eliminou 88 situações de risco alto ou muito alto por meio de 66 obras de contenção de encostas e 27 trabalhos de manutenção, já realizadas. Há ainda 48 obras de contenção de encostas e 15 de manutenção em andamento.
O g1 pediu o detalhamento e a localização destas ações, mas ainda não recebeu as informações.
Em 2022, até setembro, também segundo a prefeitura, 1.909 moradias passaram por vistorias e 327 famílias foram removidas de locais com risco alto de deslizamento. Desse total, 58 remoções são de caráter definitivo e as demais famílias retornarão para as moradias após a finalização das obras.
A prefeitura afirmou ainda que tem investido em obras para solucionar os problemas causados pelas inundações na cidade, como intervenções no Córrego Ressaca, Bacia do Córrego Santa Terezinha, Barragem Santa Lúcia, Ribeirão do Onça, Córrégo Bonsucesso e Córrego Vilarinho, dentre outras.
Obras realizadas nos últimos 5 anos
Córrego Ressaca
Complemento da Avenida Heráclito Mourão de Miranda, ampliação da calha do canal, substituição de pontes, melhoria na confluência dos córregos afluentes e implantação de laje de fundo no canal.
Bacia do Córrego Santa Terezinha
Complementação e infraestrutura Taquaril-Leste.
Implantação de sistema viário e de esgotamento sanitário e do parque linear na área verde situada na margem à direita do Córrego.
Córrego Acaba Mundo (Nossa Senhora do Carmo/Centro-Sul)
Recuperação das paredes, pisos e tetos da galeria do córrego para garantir a estabilidade e a funcionalidade do sistema de drenagem pluvial e a integridade das vias.
Caixa de captação Vilarinho
Estrutura hidráulica de captação dos escoamentos superficiais (caixa de captação) no emboque do Ribeirão Isidoro, localizado na Avenida Vilarinho com Rua Doutor Álvaro Camargos e rua Maçon Ribeiro.
Barragem Santa Lúcia
Desassoreamento com total de sedimentos retirados de 35,1 mil m³ para prevenir enchentes do Córrego Leitão e que contribui na diminuição dos problemas causados pelas chuvas na Avenida Prudente de Morais.
Bacia de Detenção do Córrego São Francisco/Assis das Chagas
Construção de bacia para armazenamento de um volume de 66 mil m³ para reduzir os riscos de enchentes na Região da Pampulha.
Córrego Bonsucesso
Intervenções no Barreiro para tratamento de fundo de vale, saneamento, obras de recuperação do canal existente, com a função de restabelecer as margens do córrego para evitar erosões.
Bacia das Indústrias
Canal e barramento provisório para armazenar o volume excessivo de água durante as chuvas intensas para reduzir o risco de inundações na Avenida Teresa Cristina. O objetivo é liberar a água aos poucos após as chuvas para não sobrecarregar o canal do Ribeirão Arrudas.
Obras ainda não concluídas
Ribeirão do Onça
Intervenções para evitar inundações na Avenida Cristiano Machado (próximo à Estação São Gabriel).
Previsão de conclusão: 2º semestre de 2023.
Córrego Bonsucesso (Barreiro)
Sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Córrego Bonsucesso, iniciada em março 2019.
Obras na galeria da Rua 7 para a canalização do córrego paralelo à via e a concordância da Rua Cristiano Resende com a Rua Bechelany, redes coletoras, redes em interior de quarteirão e duas estações elevatórias.
Para a conclusão, ainda depende de desapropriações no bairro Liberdade.
Córregos Olaria e Jatobá (Barreiro)
Tratamento de fundo de vale dos córregos Olaria e Jatobá, na Região do Barreiro.
Previsão de conclusão: 2º semestre de 2023.
Vilarinho
Obras e serviços de otimização do sistema de macrodrenagem dos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro para a implantação de dois reservatórios para mitigação das inundações recorrentes na Avenida Vilarinho e Rua Dr. Álvaro Camargos.
Previsão de conclusão: 1º semestre 2024.
Córrego Marimbondo (Complemento de Nado)
Instalação de esgotamento de sanitário no bairro Santa Mônica.
Previsão de término: 2º semestre de 2023.
Obras que ainda precisam ser feitas
3ª etapa Túnel Camarões
Implantação de interceptor de esgoto e tratamento de fundo de vale.
Recomposição do pavimento asfáltico e urbanização do entorno no trecho entre a Rua Antônio Eustáquio Piazza e Avenida Tereza Cristina.
O prazo de execução dos serviços será de cerca de um ano.
Bacia das Indústrias
Barramento em concreto da bacia.
Sistema de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha (Praça das Águas)
Implantação de estrutura hidráulica na confluência do Ribeirão Pampulha e Córrego Cachoeirinha, adequação da geometria viária do entorno e remanejamento do interceptor de esgotos na área do empreendimento.
A Praça das Águas visa reduzir o risco de enchentes na Avenida Cristiano Machado ruas próximas.
Como importantes obras para reduzir os impactos das chuvas em algumas áreas de Belo Horizonte ainda vão demorar entre seis meses e dois anos para serem concluídas, sendo que algumas delas ainda nem foram iniciadas, o g1 também questionou a PBH sobre o que será feito de imediato para enfrentar a situação nestas regiões e aguarda retorno.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/12/08/obras-para-conter-impactos-das-chuvas-em-bh-vao-levar-ate-dois-anos-para-serem-concluidas-outras-ainda-nao-foram-iniciadas.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.