09/12/2022 às 11h37min - Atualizada em 10/12/2022 às 00h01min

Coinbase diz aos clientes para liquidar Tether, guerra de stablecoin esquenta

A Coinbase retirou as taxas para os clientes negociarem fora do Tether, no mais recente movimento ofensivo na guerra das stablecoins

guiadobitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/coinbase-diz-aos-clientes-para-liquidar-tether-guerra-de-stablecoin-esquenta/

Principais conclusões

  • A Coinbase encorajou os clientes a trocar Tether por USD Coin, isentando-os de taxas
  • A Binance retirou os pares de USDC em setembro passado para promover sua própria stablecoin, BUSD
  • A guerra entre as stablecoins centralizadas se aprofunda
  • DAI mantém a chama da descentralização, mas enfrenta uma batalha difícil pela relevância, já que o modelo parece inescalável

A guerra das stablecoins está esquentando.

A Coinbase, que cofundou a stablecoin USDC, é a última a entrar na ofensiva. Ela fez uma postagem no blog incentivando seus usuários a trocar seus USDT por USDC.

“Os eventos das últimas semanas colocaram algumas stablecoins à prova e vimos uma fuga para a segurança. Acreditamos que a USD Coin (USDC) é uma stablecoin confiável e respeitável, por isso estamos facilitando a troca: a partir de hoje, estamos isentando taxas para clientes de varejo globais converterem USDT em USDC.”

Há algum tempo me pergunto por que a Coinbase não foi mais ofensiva e usou sua exchange para empurrar os detentores para o USDC. Obviamente, o cínico dirá que essa decisão da Coinbase é de aumentar as participações do USDC para obter receita extra, já que elas se tornaram uma grande fonte de renda para a empresa, uma vez que a taxa de juros das notas do Tesouro é agora de 4%.

Isso faz sentido, e é exatamente isso. Mas mesmo assim, tal é a ansiedade constante em torno do Tether, que também pode ser uma coisa boa para o ecossistema em geral. O melhor cenário – por mais absurdo que pareça – é que o valor de mercado do Tether caia benevolentemente para zero.

Quer o Tether seja bom para isso ou não, a conversa constante sobre o assunto é negativa para toda a indústria.

A Binance deu um pontapé inicial na guerra das stablecoins

Das cinco grandes stablecoins, houve algum movimento sério este ano.

Obviamente, TerraUSD é a maior, seu crash chocante abalou o mercado. Desde então, a tocha descentralizada foi passada para o DAI. Mas isso é cercado por seus próprios problemas, sendo criticado por ser centralizado por natureza, devido às suas grandes participações no USDC.

Isso o levou a votar para mudar para T-bills, enquanto o plano mais recente é que ele “flutue livremente”, já que não há outra alternativa se eles quiserem buscar a descentralização. No passado, expressei meus pensamentos sobre o DAI e eles não mudaram: acredito que não tenha futuro, pois o modelo simplesmente não é escalável.

Ah, e uma stablecoin que flutua livremente também não é uma stablecoin, a propósito.

Em relação às stablecoins centralizadas, foi a Binance que deu um pontapé inicial nessa guerra de stablecoin quando anunciou em setembro que estava deslistando os pares USDC e convertendo automaticamente as participações de clientes em BUSD.

Se traçarmos a participação de mercado das stablecoins desde agosto, podemos ver que o USDT e o USDC diminuíram significativamente, enquanto o BUSD subiu.

O que acontecerá depois?

O gráfico acima mostra o quão dominantes são os três principais provedores, com o DAI agora tendo um valor de mercado de $ 5,2 bilhões, uma mera gota no oceano.

Embora isso se apresente como uma quantidade preocupante de centralização, a realidade é que ninguém decifrou o código de como criar uma stablecoin descentralizada. Então, goste ou não, será centralização daqui para frente.

A questão agora é quem vence entre os titãs no topo. Esse movimento da Coinbase é notável, já que a Binance vinha obtendo ganhos sérios após o anúncio de conversão automática. Mas a Binance ainda lista o USDT, já que a stablecoin mais controversa continua sendo a mais arraigada, absolutamente vital para todo o ecossistema e o maior par de liquidez de longe.

Não acredito que isso seja bom, então, aos olhos do mercado, é bom ver o USDC fazer alguma jogada aqui.

A participação de mercado será interessante de rastrear novamente em alguns meses. Ei, talvez todos nós estaremos usando CBDCs em breve, de qualquer maneira.

The post Coinbase diz aos clientes para liquidar Tether, guerra de stablecoin esquenta appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/coinbase-diz-aos-clientes-para-liquidar-tether-guerra-de-stablecoin-esquenta/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.