10/12/2022 às 22h28min - Atualizada em 10/12/2022 às 22h28min

Em dois anos, quase 4 mil jovens se formam nas Escolas do Futuro de Goiás

Em 2021 e 2022, quatro unidades ofereceram 567 cursos gratuitos que preparam estudantes para exigências do mercado de trabalho em áreas como comunicação e gestão de negócios

Nos últimos dois anos, 3.954 pessoas concluíram cursos gratuitos nas Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs), aponta balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). Ao todo, em 2021 e 2022 foram oferecidos 567 cursos para atender às demandas do mercado de trabalho. 

Criadas por meio da  lei nº 20.976/2021, as Escolas do Futuro nasceram com o propósito de oferecer educação gratuita e de qualidade para jovens dos ensinos médio e superior, pessoas que procuram recolocação profissional e ainda para aquelas que querem empreender. Atualmente, quatro unidades estão em funcionamento: Basileu França e José Luiz Bittencourt, na capital; Sarah Kubitschek, em Santo Antônio do Descoberto, e Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia.

Os cursos foram organizados em trilhas formativas e cada uma delas está ligada a um destes três eixos tecnológicos: Informação e Comunicação; Produção Cultural e Design; e Gestão e Negócios. “Os formandos saem aptos para encarar um mercado de trabalho cada vez mais exigente, no qual habilidades técnicas se somam às sociais e agregam valor se associadas, principalmente, ao conhecimento tecnológico”, explica o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira.

Crescimento pessoal e profissional
A dona de casa Brenda do Nascimento Viana Duarte, de 28 anos, é moradora do Jardim Alto Paraíso, em Aparecida de Goiânia, e diz que viu sua vida mudar quando resolveu se matricular no curso técnico de Marketing e Mídias Sociais. “Sou apaixonada pelo projeto das EFGs, porque ele surgiu em um momento que eu precisava demais”, conta.

Brenda começou na modalidade de Educação a Distância (EaD) no início de 2022 e, atualmente, já realiza trabalhos pontuais de social media, equilibrando a rotina home office com os afazeres domésticos. “Tenho dois filhos que demandam tempo, uma menina de 4 anos e um menino de 2. Apesar de ainda não tirar o mesmo como vendedora, porque recebia comissão, agora tenho qualidade de vida e um dinheirinho que entra com meu trabalho de social media. Sei que vou conseguir muito mais”, destaca.

O curso que Brenda escolheu a uniu a mais duas outras histórias de vida: a da jovem costureira de 22 anos Isabella Barbosa e a da autônoma Flávia Roberta Ignácio de Paula, 34, ambas moradoras de Senador Canedo. Elas também se matricularam na modalidade EaD de Marketing e Mídias Sociais da EFG Luiz Rassi, localizada no Setor Buriti Sereno, em Aparecida.

“As aulas têm contribuído tanto para a minha vida pessoal quanto profissional. Atualmente pego empresas para cuidar da identidade visual, fazer divulgação e me sinto cada vez mais capaz e apta para o serviço”, relata Roberta, que terminou o ensino médio há 17 anos em uma escola pública do município onde reside, hoje, com o filho de 9 anos. 

A mais jovem do trio revela que tem o sonho de ser estilista e que não vai parar de estudar tão cedo. “Pretendo terminar o de marketing e fazer o de economia criativa, que é uma área que também me interessa”, afirma Isabella. “Gosto tanto da Escola do Futuro que eu super indico para todos que me perguntam onde fazer um curso gratuito, de qualidade, profissionalizante. Meu irmão de 17 anos, por exemplo, fez a inscrição recentemente para ferramentas e criação de websites”, ressalta, satisfeita.     
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.