14/12/2022 às 11h46min - Atualizada em 14/12/2022 às 11h46min

Orquestra Filarmônica de Goiás fecha Temporada Raízes com obras de Dvorak e Tchaikovsky

Concerto gratuito será nesta quinta-feira (15/12), a partir das 20h, no Teatro Goiânia. Apresentação terá participação de um dos maiores violoncelistas do Brasil, Antonio Meneses

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza nesta quinta-feira (15/12), a partir das 20h, no Teatro Goiânia, o último espetáculo da Temporada Raízes, assim intitulada para abranger todas as apresentações promovidas ao longo de 2022. Além de contemplar obras consagradas da música clássica, o público poderá conhecer de perto o trabalho do solista Antonio Meneses. O violoncelista é um dos mais famosos músicos do mundo e comemora os 45 anos do primeiro prêmio recebido no Concurso Tchaikovsky, em Moscou, na Rússia.   

 

O programa contará com Antonín Dvorak e Piotr Ilitch Tchaikovski, que são dois compositores românticos. O “Cello Concerto”, de Dvorak, está repleto de melodias e ritmos e uma parte virtuosística para o violoncelo solo. Já a Sinfonia Nº 6 de Tchaikovsky é, segundo Neil Thomson, maestro da OFG, uma das mais dramáticas e apaixonadas já escritas pelo russo. A obra engloba todas as emoções, do êxtase ao desespero.

“Estou extremamente animado para trabalhar com Antonio novamente e reger esta sinfonia de Tchaikovsky. Essa obra combina perfeitamente com a personalidade da Filarmônica de Goiás. Será uma noite de muita emoção”, sinaliza o maestro. O concerto tem entrada gratuita. 

Temporada Raízes
A OFG vivenciou a alegria de voltar aos palcos com a presença do público nos concertos em 2022, mediante o arrefecimento da pandemia de Covid-19. Ao longo do ano, milhares de pessoas tiveram acesso a uma variedade de músicas, muitas delas com inspiração folclórica de Bartok, Guerra-Peixe, Kodály e Stravinsky, até a música popular de Gershwin, Duke Ellington e Jonny Greenwood. Grandes nomes foram homenageados, como Frank Sinatra e Stéphane Grappelli. Além disso, a música folclórica escocesa e as obras de Pixinguinha estiveram nos programas. 

“Houve vários destaques: o lançamento de nossos dois primeiros CDs com aclamação da crítica internacional, nossa turnê no Festival de Campos do Jordão, e nossos concertos para autistas e surdos. A OFG continua a missão de levar excelência musical e inclusão social ao povo goiano”, conclui Neil Thomson.

Desde 2021, a OFG passou a ser gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG), mediante convênio firmado com a Secretaria de Estado Desenvolvimento e Inovação (Sedi), do Governo de Goiás. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.